Poderia ser raro, mas não é. Ter dois corretores
de seguros que atendam um único cliente já tornou-se comum. Mas por
que isso acontece?
Para
Wanderson Gomes do Nascimento, presidente do Sincor-BA, há dois
motivos que levam os clientes a procurarem outro corretor. “Alguns
buscam profissional especializado em um ramo, como por exemplo,
seguro saúde, previdência privada. Porém a maior causa disso é que
os corretores não oferecem aos seus clientes a assistência a outro
ramo de seguro. É muito comum o corretor ter um segurado em apenas
em um ramo de seguro.”
Porém
para José Adenir Panho, da Panho Corretora de Seguros, há outros
motivos que também influenciam nessa atitude do cliente. “O
problema é que a classe é muito desunida e o corretor, antes de
trabalhar no mercado para buscar novos segurados, ele tira o
cliente do outro corretor. Segundo é que nem sempre é o cliente que
busca novos corretores, mas é o corretor que tem essa prática,
conforme a forma de negociação e o tratamento com o
cliente.”
Isso
pode ter um ponto final. Wanderson explica como o corretor deve
fidelizar o seu cliente e evitar que ele procure outro profissional
e assim saiba trabalhar melhor sua carteira. “É preciso oferecer
outros ramos de seguro para esse mesmo segurado. Para isso, o
principal caminho é conhecer outros tipo de seguros e ofertá-los
para os mesmos clientes que já estão na sua carteira e não ficar
preso a somente um ramo.”
O
corretor Panho concorda com o presidente do Sincor-BA. “Tem que
agregar coberturas, mostrar as vantagens de ampliá-las, assim o
cliente percebe as vantagens do seguro. O problema hoje é a falha
na venda, nos esclarecimentos, fazendo com o que o cliente não se
conscientize das coberturas e de todos os seus direitos”,
finaliza.