Poderia ser raro, mas não é. Ter dois corretores de seguros que atendam um único cliente já tornou-se comum. Mas por que isso acontece?
Para Wanderson Gomes do Nascimento, presidente do Sincor-BA, há dois motivos que levam os clientes a procurarem outro corretor. “Alguns buscam profissional especializado em um ramo, como por exemplo, seguro saúde, previdência privada. Porém a maior causa disso é que os corretores não oferecem aos seus clientes a assistência a outro ramo de seguro. É muito comum o corretor ter um segurado em apenas em um ramo de seguro.”
Porém para José Adenir Panho, da Panho Corretora de Seguros, há outros motivos que também influenciam nessa atitude do cliente. “O problema é que a classe é muito desunida e o corretor, antes de trabalhar no mercado para buscar novos segurados, ele tira o cliente do outro corretor. Segundo é que nem sempre é o cliente que busca novos corretores, mas é o corretor que tem essa prática, conforme a forma de negociação e o tratamento com o cliente.”
Isso pode ter um ponto final. Wanderson explica como o corretor deve fidelizar o seu cliente e evitar que ele procure outro profissional e assim saiba trabalhar melhor sua carteira. “É preciso oferecer outros ramos de seguro para esse mesmo segurado. Para isso, o principal caminho é conhecer outros tipo de seguros e ofertá-los para os mesmos clientes que já estão na sua carteira e não ficar preso a somente um ramo.”
O corretor Panho concorda com o presidente do Sincor-BA. “Tem que agregar coberturas, mostrar as vantagens de ampliá-las, assim o cliente percebe as vantagens do seguro. O problema hoje é a falha na venda, nos esclarecimentos, fazendo com o que o cliente não se conscientize das coberturas e de todos os seus direitos”, finaliza.