Multinacionais como AIG, AXA, MAPFRE e ZURICH aumentam sua presença no País em 2015
O mercado brasileiro de seguros deve continuar crescendo em 2015, a uma taxa de 12%, segundo estimativa da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). E, na esteira do otimismo no setor, grandes seguradoras multinacionais estão ampliando sua participação no Brasil.
É o caso da AIG, presente no País desde 1948. Após quase três anos operando como Chartis (mudança resultante da crise de 2008), a seguradora voltou como AIG em 2012 com o objetivo de colocar o Brasil entre seus cinco mercados mais importantes até 2017. Em 2013, a receita com prêmios de seguros da unidade brasileira avançou 20% em relação ao ano anterior, e a expectativa de crescimento anunciada para 2014 era de 40%. No ano passado, aliás, a AIG lançou diversos seguros no Brasil – tais como proteção para processos administrativos, seguro para operações de fusões e aquisições e seguro contra terrorismo.
Já a francesa Axa está voltando ao País após um hiato de 11 anos – em 2003, a seguradora vendeu suas operações à Porto Seguro, dando origem à marca Azul. Com autorização concedida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) em agosto, a Axa vai começar a operar com seguros corporativos e pretende faturar R$ 2 bilhões em dez anos. Ao todo, já foram feitos aportes de quase R$ 90 milhões (divididos entre a seguradora e a resseguradora), e a previsão de investimento é de R$ 400 milhões nos quatro primeiros anos de operação.
A Mapfre também continua apostando alto no mercado brasileiro. Além de atuar nos setores de seguros e de serviços financeiros, o grupo espanhol está entrando no segmento de saúde. O novo produto, cujo alvo são os clientes corporativos, está em fase de testes na Grande São Paulo; a partir de março, a Mapfre Saúde passará a atender nos estados da região Sudeste e, em 2016, deve estender o atendimento a todo o Brasil.
Enquanto isso, a seguradora suíça Zurich tem reforçado sua participação em segmentos específicos. Um deles é o de garantia estendida, com um acordo de exclusividade firmado em outubro passado com a Via Varejo – cobrindo, assim, cerca de mil lojas das redes Casas Bahia e Ponto Frio. O investimento da Zurich no negócio foi de R$ 850 milhões.