O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) recebeu, em almoço realizado no último dia 7, a diretoria da Dekra. Acompanhando o presidente da empresa, Mario Cássio Vieira Marques Maurício (foto), participaram do evento o diretor de operações, Leonardo Ianegitz, o supervisor Operacional, Anderson Ribeiro, e José Roberto Macéa, presidente da Jopema, empresa do grupo Dekra.
Durante apresentação, Mario Maurício frisou o avanço da companhia nos últimos anos. Das vistorias em papel, que geravam cerca de dois milhões de laudos físicos e consumiam uma média de 15 dias para a conclusão do processo, a empresa saltou para as vistorias online, realizadas em tempo real por meio de PDA, com o uso do sistema Android. Batizado de SMART, o novo conceito é adaptável ao sistema de vistoria das seguradoras.
Segundo o executivo, a solicitação de vistoria é recebida pelo vistoriador de acordo com o CEP da região onde se encontra e, depois de realizada, é transmitida e liberada por meio online. O SMART é modular, permitindo que eventuais alterações sejam efetuadas enquanto o sistema está em funcionamento, e também rastreável por GPS.
Uma novidade apresentada pela companhia é o Check In, sistema de autoatendimento em que o cliente realiza a própria vistoria. Trata-se de uma máquina que vistoria o veículo por meio de câmeras suspensas em uma cobertura a partir do acionamento do cliente, no período de 15 minutos. Atualmente, três equipamentos estão em funcionamento nas dependências das seguradoras Porto Seguro, Bradesco e Yasuda Marítima.
Melhorias na vistoria
Um dos maiores desafios da vistoria, segundo Mario Maurício, é a divergência de nomenclaturas entre seguradoras, sobretudo aquelas que nomeiam modelos de veículos. Para solucionar a questão e agilizar o processo, a empresa está finalizando o TUD (Tabela Única de Veículos Dekra). Outra medida foi a adoção do agendamento de vistoria, que reduziu em 30% o tempo médio de execução do serviço.
Um dos maiores ganhos em produtividade para a Dekra foi a redução de 30% das vistorias frustradas, em que o vistoriador não consegue concluir o serviço. No caso das vistorias sem agendamento, a redução foi ainda maior, atingindo 50%, graças ao serviço de cadastramento realizado pelos corretores.
Hoje, de acordo com Mario Maurício, cada vistoria é concluída em 1,2 dia, mas a meta é realizar em menos de um dia. “Foi um ganho de tempo importante, porque os deslocamentos para vistorias representam o percurso de 4,5 milhões de quilômetros por mês, ou 35 quilômetros por vistoria”, disse o presidente.
Vantagens para corretores
A companhia firmou uma parceria com a rede de postos Ipiranga para estender os benefícios do programa “Quilômetros de Vantagens” exclusivamente aos corretores de seguros que agendam vistoria por meio do site.
O executivo explicou que os corretores pontuam no programa de acordo com o tipo de vistoria agendada. A soma dos pontos oferece descontos ou trocas, como ingressos para cinema, refeições delivery, bônus em hotéis, entre outros. Segundo ele, a empresa já distribuiu mais de 200 mil km e pretende chegar 10 milhões de km neste ano.