A Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) determinou que mais de 740 mil
clientes da Unimed Paulistana sejam transferidos para outros planos
de saúde. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)
nesta quarta-feira (2) por causa de problemas financeiros,
assistenciais e administrativos da operadora.
A Unimed Paulistana tem 30 dias
para transferir os clientes a outros planos, e diz que até o
momento o atendimento está normalizado.
Leia abaixo como fica a situação dos
clientes a partir de agora.
UNIMED PAULISTANA Operadora terá de
transferir 740 mil clientes entenda o problema perguntas e
respostas sistema unimed
Por que a Unimed Paulistana
quebrou? A Unimed Paulistana enfrenta há anos uma
crise financeira e fechou 2014 com patrimônio líquido negativo em
R$ 169 milhões e um passivo tributário de R$ 263 milhões, segundo o
último relatório de gestão.
A Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) diz que, desde 2009, instaurou quatro
regimes especiais de direção fiscal e dois regimes de direção
técnica por causa de anormalidades assistenciais e administrativas
graves.
Como a operadora não conseguiu
“sanear os problemas”, a ANS determinou que a Unimed Paulistana
negocie a transferência de toda a sua carteira de clientes no prazo
de 30 dias corridos após a empresa receber a intimação.
Quantas pessoas serão
afetadas? A Unimed Paulistana tem cerca de 740 mil
clientes, que deverão ser transferidos para outros planos de saúde
em 30 dias. A maior parte dos beneficiários mora na cidade de São
Paulo. Segundo dados da ANS, 78% estão em planos coletivos
(empresariais e por adesão). O atendimento será
suspenso imediatamente? Não. Segundo a determinação
da ANS, a Unimed Paulistana tem 30 dias para fazer a transferência
de clientes para outros planos de saúde. A operadora disse, em
nota, que o atendimento pelo convênio está normalizado e que já
está comunicando clientes, corretoras e cooperativas sobre a
decisão da ANS.
Os clientes devem manter o
pagamento da mensalidade ou devem
suspendê-lo? Segundo a ANS, os beneficiários devem
manter o pagamento de seus boletos para garantir o direito à
migração para uma nova operadora. A Unimed Paulistana também tem a
obrigação de manter a assistência aos seus clientes até que a
transferência para outra operadora seja finalizada. O
sistema Unimed Brasil pode ajudar? Segundo a Unimed
Paulistana, o Sistema Unimed composto por 351 cooperativas, 110 mil
médicos e 113 hospitais está trabalhando ativamente para dar
completo apoio ao atendimento dos mais de 740 mil clientes da
Unimed Paulistana, dentro das normas estabelecidas pela ANS.
Mas, para o advogado Rodrigo
Araújo, especialista em direito nas áreas médicas e de saúde, a
decisão da ANS afetará usuários de todo o sistema Unimed. “O
sistema Unimed é composto de diversas operadoras de saúde que
utilizam os mesmos símbolos distintivos para transmitir a ideia de
que se trata de uma empresa com cobertura nacional quando, na
realidade, não são”, explica. A Unimed Brasil não comentou o
assunto. Quais são os hospitais conveniados à Unimed
Paulistana? A Unimed Paulistana não divulgou a lista
dos hospitais conveniados à operadora na capital e na Grande São
Paulo. A ANS disse não ter esses dados.
Como fica a venda de novos
planos? A venda de planos ou produtos da Unimed
Paulistana também está suspensa após a determinação da ANS.
Existe outra Unimed com
atuação em São Paulo ou que comercialize planos na capital, além da
Unimed Paulistana? As coberturas de contratos
familiares ou individuais oferecidas na cidade de São Paulo são de
operação da Unimed Paulistana. A Central Nacional Unimed também
opera no município, mas com foco em contratos empresariais com
atuação nacional em três ou mais estados. A Unimed do Estado de São
Paulo (Fesp) tem planos e operadoras que atuam com cobertura para
planos familiares ou individuais em outras cidades do estado de São
Paulo.
Quem poderá assumir a
carteira de clientes da Unimed Paulistana? A empresa
interessada deve ter “situação econômico-financeira adequada e
manter as condições dos contratos sem prejuízos aos consumidores”.
Caso a Unimed Paulistana não realize a alienação (venda) nesse
prazo, a ANS fará uma oferta pública para que operadoras
interessadas ofereçam propostas de novos contratos aos
beneficiários da operadora.
Os clientes terão novo
período de carência com a transferência para outros
planos? Não. Segundo a ANS, o cliente vai migrar para
o outro plano de saúde com a carência já cumprida na Unimed
Paulistana. Mesmo ocorrendo a alienação da carteira, os contratos
permanecem os mesmos, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do
Consumidor (Idec). Só muda a empresa contratada e o restante deve
permanecer igual, como data e índice de reajuste, rede credenciada,
regras de reembolso (se houver), entre outros.
Se o consumidor tem contrato
antigo, anterior a janeiro de 1999 (quando entrou em vigor a Lei
9.656/98), por exemplo, seu contrato permanece assim.
Quais são os deveres dos
novos planos de saúde? Além de não impor carências
adicionais, a nova operadora deve “manter integralmente as
condições vigentes dos contratos sem qualquer restrição de direitos
ou prejuízo aos beneficiários”, de acordo com o Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor. Além disso, o convênio não pode
interromper a prestação do serviço de assistência médica
hospitalar, principalmente para casos de internação ou tratamento
continuado.
Onde os clientes da Unimed
Paulistana podem procurar ajuda? A ANS recomenda que
os beneficiários da Unimed Paulistana liguem para o Disque ANS
(0800 701 9656), pela Central de Atendimento no portal da Agência
(www.ans.gov.br) ou se dirijam aos Núcleos da ANS presentes em 12
cidades. No estado de São Paulo, são dois endereços: – Núcleo da
ANS em São Paulo: Avenida Bela Cintra, nº 986 – 9º andar – Edifício
Rachid Saliba – Bairro Jardim Paulista – São Paulo (SP) Núcleo da
ANS em Ribeirão Preto: Avenida Presidente Vargas, nº 2121 – 2º
Andar – Sala 203 – Edifício Times Square – Ribeirão Preto (SP)