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Entenda a crise na Unimed Paulistana e como fica a situação dos clientes

Fonte: G1 Data: 03 setembro 2015 2 comentários
ANS determinou que empresa transfira beneficiários para outros planos

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que mais de 740 mil clientes da Unimed Paulistana sejam transferidos para outros planos de saúde. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (2) por causa de problemas financeiros, assistenciais e administrativos da operadora.

A Unimed Paulistana tem 30 dias para transferir os clientes a outros planos, e diz que até o momento o atendimento está normalizado. Leia abaixo como fica a situação dos clientes a partir de agora.

UNIMED PAULISTANA Operadora terá de transferir 740 mil clientes entenda o problema perguntas e respostas sistema unimed

Por que a Unimed Paulistana quebrou? A Unimed Paulistana enfrenta há anos uma crise financeira e fechou 2014 com patrimônio líquido negativo em R$ 169 milhões e um passivo tributário de R$ 263 milhões, segundo o último relatório de gestão.

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) diz que, desde 2009, instaurou quatro regimes especiais de direção fiscal e dois regimes de direção técnica por causa de anormalidades assistenciais e administrativas graves.

Como a operadora não conseguiu “sanear os problemas”, a ANS determinou que a Unimed Paulistana negocie a transferência de toda a sua carteira de clientes no prazo de 30 dias corridos após a empresa receber a intimação.

Quantas pessoas serão afetadas? A Unimed Paulistana tem cerca de 740 mil clientes, que deverão ser transferidos para outros planos de saúde em 30 dias. A maior parte dos beneficiários mora na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% estão em planos coletivos (empresariais e por adesão). O atendimento será suspenso imediatamente? Não. Segundo a determinação da ANS, a Unimed Paulistana tem 30 dias para fazer a transferência de clientes para outros planos de saúde. A operadora disse, em nota, que o atendimento pelo convênio está normalizado e que já está comunicando clientes, corretoras e cooperativas sobre a decisão da ANS.

Os clientes devem manter o pagamento da mensalidade ou devem suspendê-lo? Segundo a ANS, os beneficiários devem manter o pagamento de seus boletos para garantir o direito à migração para uma nova operadora. A Unimed Paulistana também tem a obrigação de manter a assistência aos seus clientes até que a transferência para outra operadora seja finalizada. O sistema Unimed Brasil pode ajudar? Segundo a Unimed Paulistana, o Sistema Unimed composto por 351 cooperativas, 110 mil médicos e 113 hospitais está trabalhando ativamente para dar completo apoio ao atendimento dos mais de 740 mil clientes da Unimed Paulistana, dentro das normas estabelecidas pela ANS.

Mas, para o advogado Rodrigo Araújo, especialista em direito nas áreas médicas e de saúde, a decisão da ANS afetará usuários de todo o sistema Unimed. “O sistema Unimed é composto de diversas operadoras de saúde que utilizam os mesmos símbolos distintivos para transmitir a ideia de que se trata de uma empresa com cobertura nacional quando, na realidade, não são”, explica. A Unimed Brasil não comentou o assunto. Quais são os hospitais conveniados à Unimed Paulistana? A Unimed Paulistana não divulgou a lista dos hospitais conveniados à operadora na capital e na Grande São Paulo. A ANS disse não ter esses dados.

Como fica a venda de novos planos? A venda de planos ou produtos da Unimed Paulistana também está suspensa após a determinação da ANS.

Existe outra Unimed com atuação em São Paulo ou que comercialize planos na capital, além da Unimed Paulistana? As coberturas de contratos familiares ou individuais oferecidas na cidade de São Paulo são de operação da Unimed Paulistana. A Central Nacional Unimed também opera no município, mas com foco em contratos empresariais com atuação nacional em três ou mais estados. A Unimed do Estado de São Paulo (Fesp) tem planos e operadoras que atuam com cobertura para planos familiares ou individuais em outras cidades do estado de São Paulo.

Quem poderá assumir a carteira de clientes da Unimed Paulistana? A empresa interessada deve ter “situação econômico-financeira adequada e manter as condições dos contratos sem prejuízos aos consumidores”. Caso a Unimed Paulistana não realize a alienação (venda) nesse prazo, a ANS fará uma oferta pública para que operadoras interessadas ofereçam propostas de novos contratos aos beneficiários da operadora.

Os clientes terão novo período de carência com a transferência para outros planos? Não. Segundo a ANS, o cliente vai migrar para o outro plano de saúde com a carência já cumprida na Unimed Paulistana. Mesmo ocorrendo a alienação da carteira, os contratos permanecem os mesmos, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Só muda a empresa contratada e o restante deve permanecer igual, como data e índice de reajuste, rede credenciada, regras de reembolso (se houver), entre outros.

Se o consumidor tem contrato antigo, anterior a janeiro de 1999 (quando entrou em vigor a Lei 9.656/98), por exemplo, seu contrato permanece assim.

Quais são os deveres dos novos planos de saúde? Além de não impor carências adicionais, a nova operadora deve “manter integralmente as condições vigentes dos contratos sem qualquer restrição de direitos ou prejuízo aos beneficiários”, de acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Além disso, o convênio não pode interromper a prestação do serviço de assistência médica hospitalar, principalmente para casos de internação ou tratamento continuado.

Onde os clientes da Unimed Paulistana podem procurar ajuda? A ANS recomenda que os beneficiários da Unimed Paulistana liguem para o Disque ANS (0800 701 9656), pela Central de Atendimento no portal da Agência (www.ans.gov.br) ou se dirijam aos Núcleos da ANS presentes em 12 cidades. No estado de São Paulo, são dois endereços: – Núcleo da ANS em São Paulo: Avenida Bela Cintra, nº 986 – 9º andar – Edifício Rachid Saliba – Bairro Jardim Paulista – São Paulo (SP) Núcleo da ANS em Ribeirão Preto: Avenida Presidente Vargas, nº 2121 – 2º Andar – Sala 203 – Edifício Times Square – Ribeirão Preto (SP)

 

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Veja abaixo os comentários de outros usuários.


"É uma pena!!!1"

Aparecido Jose dos Reis, às 08/09/2015 08:09


"Na minha ímpar opinião, os corretores de seguros e seus prepostos legalizados e treinados para distribuição de benefícios ao publico interessado, não recebe um realimentação digno dos órgãos reguladores, o que ocasiona descredito total com os seus possíveis clientes e segurados. É sabido que não entregamos produtos que estejam com seus dias contados e que aproveitam o prazo legal da interdição para arrecadar recursos financeiros. É de suma importância que todos os distribuidores tenham informações que possa determinar a sua comercialização ou bloqueio imediato de prospecção e possível contratação. Todos nós ficamos mal vistos quando uma operadora de saúde suplementar, ao qual creditamos louros e experiência de mercado, age de forma ilícita em não informa a sua cadeia de distribuição. Como creditar respeitos de todos os envolvidos, afinal, somos nós que batemos de porta em porta levando a solução e benefícios exclusivos para os interessados, como explicar que, mesmo estudando e documentado todas as informações, não sabíamos o que estava acontecendo? Eu como profissional devo exigir da agencia reguladora e dos órgãos competentes que mantenham sua cadeia de distribuição informada do que realmente está acontecendo nos bastidores. Qual a segurança que nós temos de que outras operadoras que estão sendo procuradas para troca, substituição ou portabilidade, não estão passando pelo mesmo problema? Fica a dúvida a ser esclarecida!"

Josafá Ferreira Primo, às 07/09/2015 21:09

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