Com problemas financeiros,
convênio terá que transferir clientes em 30 dias.Empresa se
comprometeu a fornecer informações e criar atendimento
A Fundação Procon informou nesta
sexta-feira (4) que a Unimed Paulistana assinou termo de
compromisso em que se compromete a disponibilizar todas as
informações e procedimentos sobre alienação compulsória de sua
carteira de beneficiários, criação de dois canais de atendimento ao
consumidor e criação de um canal direto de atendimento à Fundação
Procon-SP e aos Procons conveniados. A promotoria do Consumidor do
Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito para apurar o
caso da Unimed Paulistana, conforme informou o SPTV. O plano irá
repassar seus 744 mil clientes a outras operadoras por problemas
financeiros.
A Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) determinou a alienação compulsória da
carteira de beneficiários da Unimed Paulistana e determinou que a
empresa terá 30 dias para negociar a carteira de clientes com
outras empresas que tenham capacidade de assumir os contratos e
manter o atendimento aos consumidores nas condições em que foram
estabelecidas com a Unimed e não poderá comercializar novos
planos.
A medida foi tomada porque a
operadora não conseguiu resolver os problemas técnicos e
financeiros apresentados desde 2009, que poderiam comprometer o
atendimento dos usuários do plano de saúde.
O processo de repasse da carteira
está sob coordenação e fiscalização da ANS, que deverá aprovar
previamente a transferência para que esta se concretize. Se não
ocorrer a comercialização da carteira dentro do prazo, a ANS poderá
fazer uma oferta pública para que as operadoras interessadas
ofereçam propostas de novos contratos aos beneficiários da
Unimed.
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VEJA TAMBÉM > ANS vê risco em 59
outros planos de saúde
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Até que seja concluído o processo
de transferência da carteira, a Unimed é responsável pelo
atendimento dos consumidores e não poderá cancelar exames ou
consultas já agendadas, tampouco recusar o agendamento de outros
procedimentos tais como exames, consultas, internações, entre
outros.
Na manhã desta sexta, a
diretora-executiva do Procon, Ivete Maria Ribeiro, afirmou que a
fundação firmou um convênio com a Defensoria Pública do Estado de
São Paulo para que pacientes com casos mais graves que tiveram o
atendimento negado consigam resolver na Justiça. Nessas situações,
a Defensoria entrará com um mandado de segurança pedindo a
realização do procedimento.
Quem tiver atendimento recusado ou
qualquer outro problema relacionado ao plano pode acionar o Procon
de diversas maneiras. Via telefone 151, pelo site da fundação, onde
há um passo a passo tirando as principais dúvidas, e nos postos em
diversas cidades do estado (veja locais).
Na capital Paulista, também é
possível fazer a reclamação em três postos do Poupatempo: Itaquera,
Santo Amaro e Sé. Outra opção é procurar diretamente a ANS, que tem
um campo de esclarecimento em seu site (veja mais abaixo).
Veja as orientações do Procon sobre
as dúvidas enviadas por telespectadores: Tinha acabado
de contratar o plano e a carteirinha nem chegou. O que
fazer? “Precisa esperar, porque a alienação
compulsória (transferência a cargo da Unimed para outro plano) está
sendo feita sob a gestão da ANS. Procure o atendimento da rede
credenciada, que não pode ser negado. Se for negado, procure a
Unimed para que ela indique outro profissional. Não conseguindo,
procure o Procon”. Tenho uma cirurgia aguardando
liberação e o prazo legal expira no dia 16 de setembro. Se até lá
eu for transerida para um outro plano e o meu médico não atender
por esse novo plano, o que eu devo fazer? Começar o procedimento
tudo de novo? Se não conseguir junto à Unimed,
procurem o Procon. Estamos fazendo, com vistas aos casos de
emergência, um convênio com a Defensoria Pública do Estado de São
Paulo para que possa encaminhar um procedimento judicial para
resolver esse assunto.
UNIMED PAULISTANA Operadora terá de
transferir 740 mil clientes entenda o problema perguntas e
respostas sistema unimed clientes estão assustados hospitais e
laboratórios procon responde
Tinha uma cirurgia já
liberada pela Unimed Paulistana, mas o Hospital de Barueri
cancelou. O que fazer?
Deve levar essa situação ao Procon
de SP, pelo site, pelas redes sociais ou pelo telefone 151. Vamos
notificar imediatamente a Unimed para que ela disponibilize um
outro laboratório ou um outro profissional para um atendimento
imediato.
Para qual convênio serei
transferido? Esse plano vai atender nos mesmos moldes que vinha
sendo atendido pela Unimed Paulistana?
Para qual operadora de saúde nos
ainda não sabemos porque isso esta sendo objeto da gestão que a ANS
está fazendo, inclusive sob a supervisão do Procon para a defesa do
consumidor. De qualquer forma o padrão de atendimento não pode
mudar. Deve ser o mesmo, com a mesma rede credenciada.
Hoje me ligaram desmarcando
meus exames e a consulta de meu bebê de quatro meses. Como devo
proceder?
Nós notificamos hoje a Unimed para
que ela disponibilize imediatamente um canal de atendimento ao
consumidor entre hoje e amanha. Um canal que efetivamente atenda,
porque pela manhã ficamos esperando 25 minutos e não fomos
atendidos. Enquanto isso não for feito, procure o Procon, confie no
Procon de São Paulo.
Se em 30 dias a Unimed não
vender a carteira, o que vai acontecer com os
clientes?
Vai haver uma oferta pública e com
ela outros planos vão buscar um credenciamento para atender a essa
carteira. Vamos aguardar que não seja um plano só, porque há um
número considerável de consumidores.
Eu posso escolher para que
plano a Unimed Paulistana vai me transferir? Por ora
não. Nesses próximos 30 dias, que são dias corridos, começaram
nesta quarta, a Unimed, sempre sob a gestão da ANS vai escolher um
plano para recepcionar essa carteira. É interessante notar que esse
processo todo da ANS perante a Unimed começou já em 2009, portanto
nos acreditamos que a estruturação dessa carteira esteja
praticamente pronta. Confiamos nisso.
Tenho uma filha com
paralisia cerebral. Estou no convênio há mais de 10 anos e sou
atendida no hospital da AACD. Estou com medo de entrar em carência
em um outro plano. Isso não vai acontecer, porque não
é um novo plano. É sim a continuidade do mesmo plano, com o mesmo
padrão de atendimento e com as carências antes conquistadas.
Continuo pagando o plano ou
não? Continue sim, porque isso garante essa
portabilidade, essa alienação compulsória. O valor está sob a
gestão da ANS e será depositado em uma instituição pública federal.
A ANS vai fazer a gestão desses valores.
Onde os clientes da Unimed
Paulistana podem procurar ajuda? A ANS recomenda que
os beneficiários da Unimed Paulistana liguem para o Disque ANS
(0800 701 9656), pela Central de Atendimento no portal da Agência
(www.ans.gov.br) ou se dirijam aos Núcleos da ANS presentes em 12
cidades. No estado de São Paulo, são dois endereços: – Núcleo da
ANS em São Paulo: Avenida Bela Cintra, nº 986 – 9º andar – Edifício
Rachid Saliba – Bairro Jardim Paulista – São Paulo (SP) Núcleo da
ANS em Ribeirão Preto: Avenida Presidente Vargas, nº 2121 – 2º
Andar – Sala 203 – Edifício Times Square – Ribeirão Preto (SP)
Posicionamento Unimed do
Brasil A Unimed do Brasil cooperativa que
representa o maior sistema cooperativista de trabalho médico do
mundo e a maior rede de assistência médica do Brasil confirma que
a Agência
Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou nesta
quarta-feira (2/9) a alienação compulsória da carteira de
beneficiários da operadora Unimed Paulistana. Isto significa que a
operadora, pertencente ao Sistema Unimed, terá 30 dias corridos
para transferir o atendimento de seus clientes para outros planos
de saúde.
Neste período, o
Sistema Unimed – composto por 110 mil médicos e 113 hospitais
próprios – está trabalhando prioritariamente para manter o
atendimento aos beneficiários da Unimed Paulistana, por meio de
alinhamento constante com a ANS, e comunicará seus beneficiários
sobre a ocorrência de novas definições. A cooperativa esclarece que
tal determinação foi instituída única e exclusivamente para a
Unimed Paulistana, devido ao cenário econômico-financeiro
vivenciado pela operadora, que possui gestão administrativa
autônoma e independente, garantida pela Lei nº 5.764/1971. Esta
medida não se estende para as demais 350 cooperativas que compõem o
Sistema Unimed. Portanto, não atinge clientes de outras operadoras
Unimed. Para esclarecimento ao público, cada Unimed possui gestão
autônoma e independente, o que não as impede de trabalhar a
intercooperação na busca de um mesmo objetivo: prezar pela saúde e
qualidade de vida no atendimento aos seus beneficiários. A adesão
livre e voluntária, gestão democrática pelos cooperados,
participação econômica nos resultados da cooperativa, educação,
formação e informação e envolvimento com a comunidade completam os
sete princípios cooperativistas que regem o Sistema
Unimed.
Posicionamento da
Qualicorp “A
respeito das medidas anunciadas nesta quarta-feira (2/9) pela
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre a carteira de
cerca de 745 mil beneficiários da Unimed Paulistana, a Qualicorp
Administradora de Benefícios informa que já dispõe de alternativas
para os cerca de 160 mil beneficiários desta operadora que
adquiriram planos de saúde coletivos por adesão por meio da
Qualicorp. Cumprindo nosso compromisso de representar os interesses
do cliente, a Qualicorp, em conjunto com as entidades de classe
parceiras, celebrou um acordo com a Federação das Unimeds do Estado
de São Paulo (Unimed FESP) para oferecer a opção de transferência
para novos planos, com rede médica, coberturas e preço similares
aos planos da Unimed Paulistana, com isenção total de carência.
Além desta, a Qualicorp oferece outras opções de planos com outras
operadoras de saúde, em condições especiais. Simultaneamente, a
companhia fará uma ampla campanha de esclarecimento, na mídia, e
enviará um kit para que o cliente possa se informar sobre as
opções, escolher a alternativa que melhor atenda às suas
necessidades e fazer sua adesão. Desde já, o nosso call center está
preparado para esclarecer as dúvidas dos beneficiários pelos
números 4004-4400 (Capitais e regiões metropolitanas) e 0800 16
2000 (demais regiões). É importante lembrar que a alienação
compulsória da carteira determinada pela ANS deve ocorrer no prazo
máximo de 30 dias, sendo que, nesse período, segundo a própria ANS,
a Unimed Paulistana deve garantir o atendimento. O beneficiário,
por sua vez, deve manter sua mensalidade em dia para assegurar seus
direitos e coberturas na Unimed Paulistana em setembro, ou mudar e
ter acesso aos novos planos da Unimed FESP.”