Rodada de encontros em todo o
Estado, em parceria com o Sebrae-SP, serviu para incentivar o
empreendedorismo da categoria
Em meio à crise política e
econômica, até o setor de seguros, que cresce mesmo em situações
adversas, tem sentido dificuldades. No entanto, são períodos como
esses que estimulam a criatividade e adaptabilidade dos
profissionais, impulsionando a fazerem mais e melhor.
Seguindo o propósito de auxiliar o
corretor de seguros a empreender, o Sincor-SP (Sindicato dos
Corretores de Seguros no Estado de São Paulo) trouxe em sua
primeira rodada do Encontro de Corretores de Seguros Empreendedores
de 2016 uma proposta para que o profissional pare para pensar e se
reinvente, olhando para seu negócio e enxergando oportunidades
ainda não exploradas.
Com o tema “Crie e se afaste da
crise”, o evento ocorreu em todas as 30 regionais do Sindicato pelo
Estado, durante os dias 5 e 8 de abril. O evento marcou o
lançamento do Programa Corretor de Seguros Empreendedor
Sincor-SP/Sebrae-SP. Cada encontro regional contou com palestras
exclusivas sobre empreendedorismo, de um diretor do Sincor-SP e de
um consultor do Sebrae-SP.
Entre outros dados, foi apresentado
que mais de 60% das corretoras faturam até R$ 240 mil por ano e
esse resultado vem predominantemente do seguro de automóvel.
Nota-se que ao crescer ocorre a diversificação de operações,
ficando a corretora menos dependente do ramo automóvel, ou então o
crescimento da empresa se dá justamente pela sua estratégia de
diversificação.
É sempre mais difícil e oneroso
conquistar novos clientes e em períodos de adversidade na economia
tudo fica mais complexo. Porém, dentro das carteiras de clientes
existem espaços não ou poucos ocupados. “Enquanto é mais difícil
conquistar novos segurados em anos de crise, é muito mais fácil
ofertar outro produto para um segurado que já temos”, disse o
presidente do Sincor-SP. “E tendo como vantagem que o já cliente
confia em seu corretor de seguros. Pesquisa realizada pelo
Sindicato aponta que 58% dos corretores renovam anualmente mais de
90% da carteira, um sinalizador extremamente positivo, que mostra o
grau de confiabilidade do cliente no seu corretor”.
Foram apresentadas oportunidades,
confirmando que até mesmo na crise elas surgem. “As pessoas estão
perdendo o emprego e abrindo empresas. Mais de 900 mil novos
negócios já foram criados em 2016 por conta da crise. Essa é uma
formação clássica familiar de muitos pequenos negócios. Tem crise,
mas também tem mercado”, defendeu o vice-presidente Boris Ber, em
outra apresentação.
Segundo Paulo Marcelo Ribeiro,
gerente do escritório Capital Centro do Sebrae-SP, é a hora de o
corretor de seguros entender bem sua empresa e seu cliente, para
então tomar as decisões assertivas. “É o momento de austeridade, de
conter custos, de não deixar o cliente ir embora e de tentar fazer
bons negócios também oferecendo coisas novas. A grande dica para
esta fase é diversificar, aproveitar o mesmo cliente para ampliar
seu ticket médio de vendas”.
Ao final do evento, os corretores
de seguros receberam uma cartilha com análises do mercado e dicas
de atuação.
10 dicas Sincor-SP e
Sebrae-SP para corretores de seguros enfrentarem a
crise: ·Mantenha a calma – Evite tomar decisões
precipitadas e emocionais, especialmente relacionadas a tomada de
crédito!
·Mantenha o foco – Fortaleça sua
posição de mercado, junto aos grupos de clientes que já atende,
antes de pensar em diversificação.
·Organize a casa – Organize sua
empresa, começando pelo estoque e controles financeiros.
Identifique desperdícios.
·Reduza despesas – Analise sua
estrutura e corte despesas que não prejudiquem a entrega de valor
aos seus clientes.
·Aproxime-se do cliente – Estreite
o relacionamento com sue cliente. Entenda seus medos e desejos.
Evite diminuir serviços e qualidade.
·Ofereça outras opções – Neste
cenário, o consumidor fica mais sensível a promoções. Ofereça
opções mais baratas ou marcas mais populares.
·Motive sua equipe – Cuide da
motivação de sua equipe. Defina metas desafiadoras, mas crie
condições e premie o sucesso!
·Otimize seus processos – Para
melhorar a produtividade, melhore seus processos, reduza tempos,
simplifique e desburocratize.
·Invista na comunicação – Ninguém
vende sem se comunicar com o mercado. Seja eficiente e criativo.
Use canais de comunicação mais simples e diretos.
·Encontre oportunidades – Na crise
é que estão as grandes oportunidades. Ocupe espaços deixados por
concorrentes. Amplie sua área de atuação.