A Superintendência de Seguros Privados – SUSEP lança o Guia de Orientação e Defesa do Consumidor, em formato digital, contendo informações importantes aos consumidores sobre todo o setor supervisionado, abrangendo os segmentos de seguros, previdência complementar aberta e capitalização. A edição completa tem explicações minuciosas sobre cada produto, como contratar, além de informações sobre os direitos básicos do consumidor.
Além da versão digital, a SUSEP lançou também o Guia de Orientação Básica ao Consumidor e mais seis Cartilhas sobre produtos de seguros, previdência complementar aberta e capitalização. A iniciativa faz parte das ações em comemoração aos 50 anos da Autarquia, completados no dia 21 de novembro de 2016. As edições serão distribuídas por órgãos de defesa do consumidor, parceiros conveniados e também estarão à disposição nas unidades de atendimento da SUSEP. A versão básica impressa, menor que a edição online, terá 20 mil exemplares distribuídos em todo o país.
As cartilhas contêm informações sobre produtos específicos, com orientações aos consumidores. As edições vão abranger o seguro de automóvel, de vida e acidentes pessoais, de garantia estendida, DPVAT, título de capitalização e previdência complementar aberta. As cartilhas terão apenas versões impressas, num total de 30 mil exemplares, que serão distribuídos em todo o país.
As edições têm como objetivo ampliar as informações prestadas aos consumidores pela Susep. Além de servir como base na tomada de decisões mais conscientes e na proteção contra eventuais prejuízos, visa, principalmente, estimular uma maior exigência dos cidadãos por seus direitos.