É sempre importante abusar da
criatividade, principalmente quando o assunto é vender. Mas será
que vale tudo para atrair um cliente? Recentemente a KOMUN
Corretora de Seguros lançou a campanha “Indique e Ganhe: Indique um
amigo para o seguro de automóvel e ganhe 10 litros de combustível”.
A informação acabou causando opiniões diversas entre os Corretores
no grupo Bom Dia Seguro.
José Luiz, atua no Mercado de Seguros
há mais de 25 anos e concorda com o anúncio. “É uma estratégia de
marketing para atrair clientes. Uma opção que tende a dar
certo”.
Para o Corretor de Seguros, Lemilson
Lúcio da Silva, o anúncio diz respeito sobre a criatividade. “É uma
estratégia positiva, não vejo problema nenhum nisso. Poderia
oferecer uma lavagem de carro, uma troca de óleo, também”. Lemilson
acredita que o Corretor não pode ficar para atrás. “O Corretor deve
inovar, oferecer condições atraentes”, completou.
“Diminuir a comissão para ganhar a
concorrência é o vírus do mercado. Esse é o problema que os
Corretores têm e devem ficar atentos que não é desta forma que
funciona. Não é oferecendo desconto que vai ganhar cliente e
fidelizá-lo”, ressaltou Lemilson.
Para José, as ofertas não banalizam a
profissão. “Os corretores reclamam e tendem a criticar quem teve a
ideia. Mas não valorizam a atitude de quem ousou e colocou em
prática.
Ele acredita que para melhorar a
proposta, seria interessante oferecer brindes personalizados.
“Seria mais conveniente se o Corretor utilizasse sua própria
carteira para ir em busca de novos clientes. Pedir indicação,
oferecer alguns brindes personalizados da Corretora. Seja chaveiro,
caneca, enfim, um brinde que consiga levar a imagem dele à frente”,
afirmou José.
Por outro lado, a Corretora de Seguros
Graucielli Zembruski, não concorda com a ação e acredita que o
Corretor não deve vender só preço e sim qualidade e atendimento.
“No meu ponto de vista isso não se configura como estratégia, mas
como apelação. Eu acho que Seguro é coisa séria, passa
credibilidade, responsabilidade, confiança. Então eu não posso
ficar usando o seguro como se fosse apelação, liquidação, vender a
qualquer custo, prostituir o mercado”.
“Acredito que nós Corretores devemos
fazer um trabalho diferenciado, a gente tem que vender nosso
serviço, com qualidade, prestando um bom atendimento ao cliente”,
complementa Graucielli.