Durante o período de carnaval,
seguradoras e corretoras se estruturam para intensificar
atendimentos e promovem ações de conscientização e segurança para a
viagem dos segurados, como dicas de segurança para residências e
manutenção preventiva de automóveis.
Ricardo Ramos Costa,
gerente de experiência do cliente da Sompo Seguros (à esquerda),
comenta que historicamente a demanda por atendimentos aumenta
durante o carnaval, por conta do aumento de pessoas em circulação,
carros nas estradas, entre outros fatores.
Por conta disso, a seguradora se
preparou para prestar atendimento durante esse período. “Realizamos
um amplo trabalho de treinamento voltado a 400 colaboradores e mais
58 prestadores de serviços para dinamizar e propiciar um
atendimento personalizado aos segurados. Além disso, todo o serviço
de motociclistas para atendimento in loco, de guinchos para
remoção, táxis e chaveiros para atender aos segurados também será
reforçada”, explica.
De acordo com ele, os produtos com
maior demanda estão relacionados aos seguros de automóvel e
residência, seguidos de saúde e vida. O executivo lembra que isso é
um reflexo do comportamento de boa parte da população, que viaja em
dias de folga.
Costa também lembra a relação com os
números de acidentes nas estradas no ano passado. Em números
absolutos foram registrados 1.704 acidentes, que deixaram 1.643
pessoas feridas e 106 mortos. “Esses números representam queda de
58% na taxa de acidentes graves em relação à 2015 e resultam de
parte da maior consciência e do esforço da sociedade em contribuir
para reduzir os índices de acidentes nas estradas. Para esse ano, o
Governo Federal estabeleceu uma parceria entre vários de seus
órgãos com a finalidade de trabalhar para a redução dos índices de
acidentes”.
Já em relação aos atendimentos
prestados durante esse período, Ricardo Ramos Costa observa que o
guincho é o que mais se destaca. Atendimentos in loco e chaveiro,
seja para os segurados de auto, seja para o residencial também são
bastante utilizados, por conta de arrombamento, perda ou
esquecimento de chaves. “No segmento de bens, especificamente, os
sinistros mais avisados estão relacionados a ocorrências de
incêndio, danos elétricos e furto”. Ele ressalta ainda algumas
medidas preventivas, como tirar aparelhos elétricos das tomadas,
limpar geladeira, fechar o registro de água, suspender o serviço de
entregas de jornais e revistas, trancar e travar bem portas; entre
outras, que podem contribuir para evitar eventuais ocorrências na
residência durante viagens.
Reforços em regiões turísticas
O diretor de sinistro
auto da SulAmérica, Renato Roperto (à esquerda), comenta que a
seguradora disponibiliza uma série de serviços de assistência 24
horas, como reboque com quilometragem ilimitada, mecânico para
reparo emergencial no local, chaveiro, troca de pneus e transporte
para os clientes que não puderem retornar para casa com o veículo.
“Em caso de imprevistos, como colisão ou pane mecânica, o segurado
pode solicitar o guincho ou o auxílio mecânico diretamente pelo
aplicativo SulAmérica Auto. Especificamente durante o Carnaval, a
SulAmérica reforça a estrutura de atendimento e de prestadores nos
locais com maior movimentação turística, como no Litoral de São
Paulo (Norte e Sul) e na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro”,
exemplifica.
O seguro viagem é outro produto
mencionado por Roperto para esse período. O executivo lembra que o
produto conta com coberturas em caso de despesas médicas,
hospitalares e odontológicas em viagens nacionais e internacionais,
entre outros benefícios.
A SulAmérica também está estruturada
para atender os segurados no seguro residencial. O produto oferece
cobertura em casos de roubo, furto, incêndios, explosões, quedas de
raios, vendavais, granizo, danos elétricos, tumultos, quebras de
vidros, entre outros. “O segurado pode utilizar ainda diversos
benefícios exclusivos, de acordo com plano contratado, como a
Assistência 24h, que traz serviços como o Check-up SulAmérica
Residencial, no qual um profissional realiza uma visita técnica ao
imóvel e soluciona problemas na residência como vazamentos e
entupimentos”.
Outro serviço é o Check-up Kids
SulAmérica Residencial, no qual um especialista orienta os
moradores sobre riscos para as crianças no imóvel observado,
incluindo o serviço de instalação de protetores de tomada.
Em relação aos atendimentos mais
realizados durante o Carnaval, Renato Roperto destaca que há um
aumento nos acionamentos de assistência 24h, com picos nos dias em
que os segurados estão indo ou voltando da viagem, na sexta-feira
que antecede o carnaval e na quarta-feira de cinzas. “Nos últimos
anos, o principal motivo da solicitação de serviços tem sido a pane
mecânica por bateria descarregada e superaquecimento”, diz ele, ao
acrescentar que a SulAmérica recomenda manutenção preventiva no
veículo.
Outra assistência com aumento de
acionamentos é a Motorista Amigo, que transporta o segurado que não
se sentir apto para dirigir.
Proteção para Blocos de Rua
A BR Insurance conta com um seguro
para eventos que pode ser utilizado no período de carnaval. De
acordo com a superintendente da BR Insurance, Denise Belezzi, o
produto pode ser utilizado em diversas situações. “Neste ano, por
exemplo, recebemos uma grande demanda. Fizemos seguros para blocos
de rua, bailes de carnaval e festas particulares de empresas com o
tema”, comenta Denise.
De acordo com ela,
esse produto conta com coberturas para equipamentos, comidas e
bebidas, infraestrutura, acidentes pessoais e, inclusive, cobertura
para os banheiros químicos no caso de blocos de rua.
Denise observa que a procura pelo
produto tem sido grande e a expectativa de negócios na semana que
antecede o carnaval é ainda maior. “Como uma corretora completa e
multiprodutos, entendemos que estamos preparados para atender a
essa demanda”.
A Tokio Marine também colocou seus
serviços em estado de alerta durante o Carnaval, comenta o diretor
de sinistros, Alexandre Vieira. “Para isso, é feito um mapeamento
das localidades com histórico de alta demanda de atendimento e os
prestadores (guinchos, mecânicos, chaveiros, entre outros) são
reposicionados estrategicamente para chegar de forma mais
rápida”.
Ele ressalta que a seguradora tem
controle dinâmico que detecta eventuais problemas no prazo de
atendimento e interfere diretamente no caso, para garantir que o
cliente seja bem atendido. “Para finalizar, reforçamos que o
cliente poderá tirar qualquer dúvida sobre nossos serviços por meio
do nosso SAC, 24 horas por dia, todos os dias”.