Presidente da Comissão de Seguros de
Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg explica o produto
Ao acionar o seguro garantia estendida
de um eletroportátil de menor valor, como liquidificador,
torradeira, ferro de passar, entre muitos outros, o consumidor
receberá um aparelho novo ao invés do reparo. Essa vantagem, além
do produto totalmente sem uso, representa também um ganho de tempo
por evitar a espera pelo conserto nas assistências técnicas, além
de envolver disponibilidade de peças de reposição e o período de
movimentação do produto.
Segundo o presidente da Comissão de
Seguros de Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg, Marco
Garutti, as seguradoras perceberam que efetuar a troca de um item
de menor valor com defeito por um outro totalmente novo, além das
vantagens para o consumidor, representava também um ganho para elas
próprias, pelo fato do custo do reparo ser, praticamente, o mesmo
de um aparelho novo.
No entanto, essa prática da troca
direta, pode ser entendida de forma equivocada como sendo uma forma
de se cobrar um preço maior pelo seguro para essa modalidade de
bens, conforme foi noticiado recentemente por alguns veículos da
mídia regional.
“Tenho convicção que se o consumidor
fizer uma pesquisa em alguma rede varejista, perceberá que o custo
percentual do seguro para esses eletroportáteis de menor valor, é
proporcionalmente similar ao de produtos mais caros, como por
exemplo uma geladeira, uma televisão de tela plana ou um notebook”,
afirma Garutti. A finalidade do seguro de garantia estendida,
segundo Marco Garutti, é a mesma para qualquer bem de consumo
comercializado pela rede varejista, sendo também bastante ampla,
abrangendo desde um simples ventilador até uma televisão de última
geração, que estarão protegidos, caso ocorra algum defeito coberto
pela garantia inicial porém ocorrido após o período dessa
garantia.