Modalidade Tradicional,
carro-chefe do setor
O entrevistado desse mês da coluna
CAPITALIZANDO é Alexandre Vilardi, Diretor da FenaCap e
Vice-Presidente Corporativo Icatu Capitalização. Na entrevista ele
explica como funciona a modalidade Tradicional e suas vantagens
para o consumidor.
1- Qual a modalidade da Capitalização
mais procurada? A capitalização é comercializada em três
modalidades: Tradicional, Popular e Incentivo. A Tradicional é o
carro-chefe do setor e responde por cerca de 87% do mercado,
atualmente. Foi a primeira a ser lançada e tem uma grande
aceitação. Isso explica essa expressiva participação. É uma solução
para que o consumidor faça uma reserva e concorra a prêmios, e se
destina, particularmente, para aqueles que não têm disciplina para
juntar dinheiro. O setor evoluiu muito, se sofisticou e, dentro da
própria modalidade Tradicional, foi criada a solução para garantia
locatícia, que substitui o fiador nas transações de aluguel
comercial e residencial, um segmento que vem crescendo
bastante.
2- Como funciona a modalidade
Tradicional e quais as suas vantagens? O título de capitalização
Tradicional pode ser adquirido por meio de pagamentos mensais ou
único. Dos valores pagos, parte vai para a cota de sorteio; parte
para cobertura dos custos comerciais dos produtos e, parte, para a
constituição da reserva financeira do cliente. O produto é feito
sob medida para quem não tem disciplina para guardar dinheiro, pois
possui um período de carência para a retirada de recursos, em
geral, de 12 meses, e só é possível resgatar 100% do valor
economizado, atualizado pela TR, ao fim do prazo de vigência. Estes
dois mecanismos, aliados ao atrativo dos sorteios, é que ajudam os
consumidores a formar uma reserva. De todo modo, querendo,
obviamente o cliente pode resgatar seu dinheiro ao térmico do
período de carência. Isso não é vantajoso, pois receberá menos do
que depositou até aquele momento (segundo uma tabela previamente
conhecida). Além disso, o TC Tradicional é simples de contratar e
acessível – tem tíquete médio em torno dos R$ 28. Os sorteios
funcionam como um estímulo para que os clientes mantenham suas
economias guardadas e resistam aos apelos do consumo imediato e
pouco consciente.
3- O consumidor precisa saber antes de
adquirir um título de capitalização? Que um título de capitalização
não é investimento, não oferece rentabilidade, possui carência, e
se destina a quem deseja formar reserva de longo prazo. Caso
precise do dinheiro em curto espaço de tempo ou queira retorno
sobre os valores guardados, o consumidor deve buscar outra
alternativa. Capitalização é para quem quer guardar dinheiro de
maneira programada e concorrer a prêmios.