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Como identificar o tão esperado momento do fechamento da venda

Fonte: Data: 05 junho 2017 Nenhum comentário

Prospectar um cliente, identificar necessidades e apresentar uma proposta ou orçamento é apenas uma parte da venda. A outa metade, justamente aquela que consagra o vendedor e garante as receitas que as empresas tanto precisam, é provavelmente a fase da venda que mais exige do vendedor em termos de habilidades comerciais e relacionamento com o seu prospect (cliente potencial).

Se o vendedor não for hábil em identificar os sinais de propensão de compra do seu do prospect ou cliente, irá perder as oportunidades ou até adiar o fechamento de uma venda.

Uma série de situações indica o momento de pedir a venda, de assumir a conquista de mais um cliente, de converter um prospect em comprador. É a ocasião precisa em que o vendedor parte para o fechamento com perguntas relacionadas com o contrato, forma de pagamento, parcelamentos, início de vigência, local de entrega etc. Esses sinais foram coletados e debatidos em inúmeros treinamentos a vendedores, após serem reconhecidos em situações práticas de vendas de bens e serviços.

São eles:

  • Se o prospect começar a perguntar por questões muito específicas do produto ou serviço;
  • Quando o prospecto começar a falar  sobre questões relacionadas com os próximos passos. Por exemplo:  Como resolver o problema com o departamento de Marketing, com o Jurídico etc;
  • Se perguntar pelo preço, é porque poderá fazer o negócio;
  • Quando começa a pedir detalhes sobre a solução ou sobre a entrega;
  • Uma alteração positiva na postura do prospect: se ele, de repente, passa a estar mais receptivo e agradável, é sinal que baixaram as suas defesas indicando que a venda caminha para a conclusão;
  • Se o prospect perguntar se o negócio, o preço, ou outras características do produto que vende é a melhor solução que ele pode comprar, já terá feito uma opção clara de avançar com o vendedor;
  • Quando o prospect começa a fazer perguntas positivas sobre vendedor ou  sobre sua empresa. Por exemplo:  Há quanto tempo trabalha nesse segmento de atividade? A sua empresa vende esta solução há quanto tempo?
  • No caso de solicitar informações sobre vendas recentes ou fazer perguntas sobre clientes satisfeitos.

Depois de identificados os sinais tão aguardados de que é o momento fatal de partir para o fechamento, o vendedor jamais pode deixar de pedir pela venda, de pedir que comprem; jamais deve deixar de perguntar se há algum ponto ainda não esclarecido que impeça de concluir a compra “agora”. Se tiver receio de ouvir a palavra “não”, poderá nunca chegar ao tão desejado “sim”. Muitas vezes a vaidade e o orgulho impedem que o vendedor peça pela venda de forma franca e objetiva, depois de ter feito todo o processo de prospecção, apresentação e contorno de objeções de forma bem sucedida.

Vendedores devem lembrar que estão sempre precisando vender, que há sempre uma meta de vendas a ser cumprida. Portanto, é essencial saber assumir a venda quando o prospect manifestar o sinal de que chegou o momento de partir para o fechamento e iniciar as perguntas para a conclusão do negócio.

Profissionais de vendas lutam a todo instante para estar de frente para o gol e então darem o chute matador. Os sinais de propensão de compra do cliente indica que é hora de cobrar o pênalti e comemorar mais um fechamento. O único cuidado é para na chutar para fora ou na trave. Afinal, em vendas não existe quase fechado ou meia comissão pelo trabalho que não foi concluído. Ou fecha e comemora a conquista, ou o vendedor fracassou.

 

O autor Marcos Biaggio é coach empresarial e consultor de vendas.
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