O consumidor de seguros está cada vez mais informado e apresentar as particularidades dos produtos passou a ser um grande desafio para os corretores. O assunto foi abordado pelo Prof. Luiz Marins no painel “Quebrando paradigmas, costumes e atitudes, o caminho para mudança”, do Oficinas de Empreendedorismo, evento que acontece neste fim de semana em Mogi das Cruzes.
“Neste novo cenário digital, o corretor tem o desafio de reinventar sua importância, apresentando situações interessantes aos clientes. O olho no olho vai continuar, mas estamos no momento de revolução no setor e a categoria precisa orientar famílias na aquisição de seguros”, considerou.
Para o palestrante, a crise funciona como uma peneira, da qual só saem os bons. Nesses períodos são aplicadas ações de melhoria nos negócios e o marketing pessoal é explorado, assim, os empresários passam a ser continuamente estimulados a aumentar o padrão de qualidade. “Com as perspectivas mudando, novos governos, novos temas sendo discutidos pela população, os corretores têm que estar preparados para o fim da neblina e, com isso, sair do acostamento. Parar de procurar culpados e atalhos. A mudança começa a partir de nós”, destacou.
Marins enfatizou ainda que ter estratégia é fundamental. É preciso analisar e estudar o cliente, exercer a criatividade. “Dirija olhando para frente. Nunca ceda em relação a valores e princípios éticos e morais. Nunca ceda às pessoas que querem te levar a caminhos tortuosos que vão te fazer perder a guerra. Mudar é a única certeza estável.”
No fim do painel, mediado pela 2ª vice-presidente do Sincor-SP, Simone Martins, o tema foi discutido pelos executivos do setor: Guilherme Hinrichsen (Icatu Seguros), Leonardo Marins (Bradesco Seguros) e Rivaldo Leite (Porto Seguro).a