Lançada em 2010, iniciativa do Grupo Bradesco Seguros, que conta com metodologia de ensino do Senac RJ, levará quatro turmas à cidade mineira
Começa, nesta terça-feira, 27, a nova turma do Programa “Porteiro Amigo do Idoso” em Juiz de Fora. A iniciativa, do Grupo Bradesco Seguros, é pioneira na capacitação de profissionais de portaria que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer soluções e cuidados adequados às suas necessidades. As aulas, inteiramente gratuitas, acontecem nos dias 27, 28 e 29 de junho. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (32) 3212 3329. Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.
Em 2016, aproximadamente 100 profissionais de portaria do município foram capacitados pelo programa. Além da turma que inicia nesta terça-feira, a quinta do programa em Juiz de Fora, serão realizadas mais três turmas ao longo do ano na cidade – nos meses de julho, agosto e setembro.
Entre maio deste ano e abril de 2018, serão capacitados aproximadamente mil profissionais de portaria que atuam em um dos quatro estados da Região Sudeste – 100 deles, somente em Juiz de Fora. Esta é a expectativa para a quinta fase do programa “Porteiro Amigo do Idoso”, iniciativa pioneira e gratuita do Grupo Bradesco Seguros. No total, serão 39 turmas em oito cidades – três delas integram-se ao programa este ano: além da mineira Uberlândia, Niterói (RJ) e São José do Rio Preto (SP).
A metodologia de ensino, desenvolvida pelo Senac RJ, inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.
A cidade de Juiz de Fora foi escolhida para integrar o programa por apresentar uma das mais altas populações de idosos do estado de Minas Gerais – 14% do total, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A região atendida pelo curso abrange sete bairros da cidade, além do Centro: Granbery, Bom Pastor e Altos dos Passos, Santa Helena, Jardim Glória, Cascatinha e São Mateus. Em 2017, serão realizadas quatro turmas, entre junho e setembro.
Idealizado em 2010, a partir de pesquisa realizada pelo Grupo Bradesco Seguros com cidadãos longevos do bairro de Copacabana – que apontou o porteiro como o “melhor amigo do idoso” -, o programa “Porteiro Amigo do Idoso” já passou por mais de 1,5 mil condomínios de 11 municípios, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.
Até o momento, mais de 2,7 mil porteiros foram capacitados pelo programa, que integra a plataforma de longevidade do Grupo Segurador. Atualmente, no Brasil, 24 milhões de pessoas estão acima de 60 anos, o que representa quase 13% da população, segundo o IBGE. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que, em 2050, esse número chegará a 64 milhões, significando que, de cada 10 brasileiros, três serão idosos.
– O programa “Porteiro Amigo do Idoso” faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Além disso, essa iniciativa colabora para que os porteiros se tornem ainda mais amigos dos idosos e entendam o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos — explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.
O “Porteiro Amigo do Idoso” foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Segurador para questões relacionadas à longevidade.
Em pesquisa realizada recentemente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Grupo Bradesco Seguros apurou o impacto do programa “Porteiro Amigo do Idoso” sobre os moradores dos condomínios alcançados. Para metade dos moradores idosos ouvidos, os porteiros passaram a mostrar mais “respeito e atenção” no relacionamento com eles. Do total de moradores em geral, 78% afirmaram se sentir mais seguros sabendo que o condomínio possui profissionais preparados; 74% percebem que os porteiros estão mais cuidadosos com os idosos; e 72% passaram a ver a função de profissionais de portaria com mais importância.