Melhoria de renda da
população brasileira e aquecimento da economia prometem movimentar
o setor.
.O cenário de otimismo
econômico e financeiro para o ano de 2010 somado à melhoria da
renda dos brasileiros serão fatores predominantes para o
aquecimento do mercado de planos privados de saúde no Brasil.
Pesquisas apontam que 20 milhões de pessoas saíram da linha da
pobreza nos últimos dez anos no País, em virtude dos programas
sociais implementados pelo Governo Federal nas regiões Norte e
Nordeste.
A melhoria da renda
familiar gera automaticamente a busca por atendimento médico de
qualidade, criando uma oportunidade de mercado para os planos
privados de saúde que apresentam o melhor custo-benefício ao
cliente. Dentro desse contexto, destaca-se o Hapvida Saúde, que em
2009 registrou o terceiro maior crescimento do Brasil, com um
aumento de 20% de usuários, alcançando a marca dos 800 mil clientes
no Norte e Nordeste.
Os dados do Hapvida
coincidem com os dados de crescimento da área da saúde de uma forma
geral. Os números na área devem influenciar ainda mais no Produto
Interno Bruto (PIB) brasileiro, que já movimenta R$ 16 bilhões
(cerca de 8%) da economia do País. Fusões e aquisições de empresas
foram responsáveis por manter o fortalecimento do setor no ano
passado e devem continuar acontecendo em 2010.
O próprio Hapvida Saúde,
em 2009, registrou a compra do plano Santa Clara e a compra da
carteira de clientes da MMS, ambas transações em Pernambuco. Para
este ano, as expectativas da empresa são de crescimento para o
mercado da Bahia, com a inauguração de um hospital de alta
complexidade na cidade de Salvador. A meta da empresa é concluir
2010 com a marca de 1 milhão de clientes.
“Nossa filosofia de
trabalho é democratizar o acesso à saúde. A partir disso,
construímos uma rede preferencial de atendimento que garante
qualidade aos nossos clientes. Hoje, temos 17 hospitais, 37
Hapclínicas, 35 Vida & Imagem, 10 laboratórios e inúmeros postos de
coletas de exames. Somos a maior operadora de plano de saúde no
Norte e Nordeste e a quarta maior no país. Acreditamos que em 2010
vamos avançar ainda mais”, destaca Simone Varella, diretora de
Marketing da empresa.