Avaliação vai além de preço e cobertura
O mercado consumidor de saúde está mudando e os clientes passaram a ter novas exigências. De acordo com os dados da ANS – Agência Nacional de Saúde – o número de clientes que perderam seus convênios ou planos de saúde em 2017 foi de mais de 280 mil.
Diante dessa realidade, a população está em busca de outras opções para que possa contar com alguma cobertura em eventuais emergências ou apoio médico. Por isso, preparamos algumas instruções de como avaliar e escolher o melhor modelo para seu caso.
Atendimento
Preste atenção na maneira como você é atendido nos contatos telefônicos e na agilidade da resolução dos seus pedidos. O serviço pré venda pode ser ótimo, mas se nos primeiros contatos, seja por telefone ou email, você já perceber dificuldades, não espere grandes melhorias com o tempo.
Auxílio com as demandas médicas
A opção que você está prestes a escolher te oferece algum auxílio com demandas médicas? Pode parecer bobagem, mas há receitas e pedidos de exames dificeis de entender e um convênio médico pode ajudar o cliente. “Traduzir uma receita ou indicação de exame e até mesmo ajudar o cliente a procurar a especialidade que atenda o seu problema é um trabalho que o convênio médico pode fazer pelo seu cliente”, comenta Edevaldo Figueredo, fundador do Itesc Card convênio de saúde.
Rede credenciada e cobertura
Esteja atento aos pontos de atendimento do seu convênio. Os hospitais que você gostaria de frequentar trabalham com esse convênio? Os médicos que você já conhece ou já teve uma boa experiência aceitam a marca?
Já a cobertura pode estar diretamente ligada ao valor do convênio. Para os que optam por um convênio emergencial, foque em orçamentos que oferecam bons hospitais, ambulatórios e serviços de emergência. Para os que preferem garantias de consultas, procure coberturas mais abrangentes com diversas especialidades médicas.
Indicações
Já conversou com outros clientes do convênio que você pensa em contratar? Ivan Ronchi é cliente de um plano de saúde e de um convênio e dá como conselho ficar de olho nos prazos de atendimento dos médicos. “É importante conversar com quem já é cliente principalmente para ver a agenda dos médicos. Num plano de saúde, eu tentava passar com um médico que só poderia me atender no outro mês. Pelo convênio, consegui a mesma consulta para o dia seguinte”, contou.
Seguindo as dicas e organizando as finanças é possível escolher a melhor opção e ter um atendimento satisfatório.