Em ano marcado pela
pandemia, a administradora de benefícios em saúde lançou mais de 20
produtos como parte de sua estratégia de crescimento pautada na
inovação e diversificação de portfólio, regionalização e
aquisições
São Paulo, 30 de março de
2021 - A Qualicorp S/A (B3: QUAL3) – empresa líder na
comercialização e gestão de planos de saúde coletivos por adesão e
empresariais – anuncia os resultados financeiros de 2020 que marcam
o fechamento do primeiro balanço anual da nova administração da
Companhia.
Em 2020, a carteira consolidada de Clientes
de planos de saúde coletivos por adesão da Quali apresentou
crescimento de 23% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,6
milhão de beneficiários. No segmento Médico-Hospitalar,
o core business da Quali, a carteira cresceu
8,3% no ano passado, chegando a quase 1,2 milhão de Clientes.
A receita líquida atingiu mais de
R$ 2 bilhões em 2020, o que representou um crescimento de
1,2% na comparação com 2019. O EBITDA ajustado encerrou o ano em R$
938,9 milhões, ante o EBITDA ajustado de R$ 964,3 milhões de
2019. Já o resultado líquido no período ficou em R$ 392,1 milhões,
um crescimento de 5,3% sobre o ano anterior.
“A Quali mostrou resultados sólidos em 2020
em meio à pandemia do coronavírus e seus efeitos na economia e
sociedade brasileira, o que demonstra o acerto da nossa
estratégia de crescimento por meio da inovação e diversificação de
portfólio e do movimento de regionalização da atuação e aquisição
de carteiras”, afirma o CEO da Quali, Bruno Blatt.
Em 2020, a Companhia lançou mais de 20
produtos e parcerias no mercado, com o objetivo de oferecer as
melhores alternativas de acesso à saúde privada de qualidade. Com
os parceiros, a Quali inovou ao ampliar o leque de benefícios
acoplados ao plano de saúde, tais como os planos de saúde
familiares com descontos para mais de um dependente, serviços de
atendimento por meio de telemedicina e planos odontológicos.
Ao longo do ano passado, a Quali firmou
importantes parcerias com diversas operadoras, entre as quais a
Assim Saúde (RJ), Paraná Clínicas (PR), Grupo NotreDame Intermédica
(GNDI), Centro Clínico Gaúcho (RS e SC) e mais de dez Unimeds em
todo o País. A expansão via M&A também foi significativa, e a
Companhia adicionou mais de 100 mil vidas e mais de 20 novas
operadoras ao seu portfólio com as aquisições da Plural/Oxcorp,
Health Adm e Clube Care.
Novo Jeito Quali De Ser
Focada em um processo de transformação,
iniciado desde o fim de 2019, sem precedentes na história da
Companhia, a nova administração vem acelerando a implementação de
iniciativas da nova cultura organizacional, conhecida como
#NovoJeitoQualideSer. A empresa pôs em prática a metodologia
ágil de desenvolvimento de projetos, permitindo a atuação em várias
frentes de trabalho, simultaneamente, com inovação e
tecnologia.
A Quali também tem intensificado as
iniciativas de inteligência no uso de dados para melhora na jornada
de experiência do beneficiário. Prova disso foi a redução
dos cancelamentos, cuja queda foi de 16,5% em 2020,
representando um indicador de 32,3% da carteira. Em 2019, o
índice havia ficado em 38,6%, mostrando uma melhora na
retenção de Clientes.
Além disso, a Quali reforçou seu time de
gestão, compliance e governança corporativa. Houve promoções de
executivos e contratações de profissionais de mercado a fim de
fortalecer a alta liderança em áreas-chave. Como exemplo, foram
criadas novas diretorias e superintendências de Operações,
Atendimento, Comercial, Marketing & Comunicação, Experiência do
Consumidor, M&A, Gente & Cultura, Relações com
Investidores e Auditoria, Riscos & Compliance.
Aliado ao processo de qualificação e reforço
da nova administração, a Quali segue apostando na diversidade. Do
total de funcionários no fim de 2020, as mulheres ocupavam 70% dos
cargos gerais e 55% dos cargos de liderança, negros ou pardos
representavam 27% do quadro total e os PCDs somavam 100
profissionais, o dobro do ano anterior. Esse ambiente aberto e
acolhedor é demonstrado por pesquisas internas indicando que 98%
dos colaboradores se sentiam confortáveis na Companhia,
independentemente de sua orientação sexual.
Desde o início da pandemia, a Quali se
empenha em liderar ações de combate aos efeitos da Covid-19. Em
2020, a Companhia contribuiu com mais de R$ 16 milhões
em doações de leitos para pacientes do SUS, compras de
máscaras para profissionais da saúde e alunos da rede pública de
ensino, distribuição de testes rápidos e de álcool em gel, além da
criação de um fundo social solidário que já ajudou financeiramente
mais de mil corretores infectados pelo coronavírus e
impossibilitados de trabalhar.
A Quali também ajustou sua operação para que
seus mais de 2 mil colaboradores pudessem trabalhar, com segurança,
em regime de home office, sem perda de produtividade. Na área
de Gente & Cultura, a Companhia promoveu diversas ações de apoio e
lançou o QualiPlural, campanha focada em diversidade e inclusão,
tendo como foco a transformação cultural e o desenvolvimento da
mentalidade inclusiva na liderança e nos colaboradores.
O ano de 2020 também marcou a valorização
pela Quali do canal corretor com o lançamento do seu programa de
fidelização e um evento online com uma audiência recorde para a
Companhia. Como esse foco, a Quali também lançou a QualiPlay, uma
rádio digital voltada para corretores, com programação 100% online
e disponível 24h, com música, informação, conteúdo e cultura para o
canal corretor.
Sobre o Grupo
Qualicorp |
A Qualicorp é líder brasileira na
comercialização e administração de planos de saúde coletivos.
Fundada em 1997, atua em nível nacional, possui 2,3 mil
colaboradores diretos e representa cerca de 2,5 milhões de
beneficiários, considerando-se todos os seus segmentos de atuação.
A Qualicorp abriu seu capital em 2011 e mantém na Bovespa o nível
“Novo Mercado”. Para mais informações, acesse www.qualicorp.com.br. A Quali também está disponível nos
telefones 4004-4400 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 016
2000 (Demais regiões) e aplicativo (Android e Apple store).