A Liberty Seguros, pelo
quinto ano consecutivo, foi eleita uma das empresas mais inovadoras
do setor de seguros pelo ranking da revista “Valor Inovação
Brasil”, anuário do Valor Econômico que premia as 150 companhias
que se destacam no desenvolvimento de tecnologia e pesquisa no
país. Em 2019, a Liberty ficou no top 5 no ranking do setor de
seguros e em 2020, está no 2º lugar entre as seguradoras e em 76º
no ranking geral das empresas mais inovadoras.
A classificação,
elaborada pelo jornal em parceria com a Strategy&, consultoria
estratégica do Network PwC, por meio de uma pesquisa com empresas
de diferentes setores e considerou cinco pilares: intenção de
inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos,
avaliação do mercado e geração de conhecimento.
A Liberty, no
último ano, trabalhou para dar continuidade aos seus investimentos
em iniciativas inovadoras para corretores e serviços digitais para
todos os seus públicos. Para isso, a companhia direciona,
atualmente, de 3 a 4% da sua receita para essa área.
A companhia conta com
uma área dedicada à Estratégia e Inovação, que monitora
constantemente a movimentação do mercado e o que é tendência no
segmento globalmente. Dessa forma, consegue movimentar os times
para que sempre busquem novas formas de inovar e gerar valor
compartilhado em seus projetos e com clientes.
Corretores mais
digitais
A Liberty Seguros, há
muitos anos, trabalha para ajudar os corretores a serem cada vez
mais digitais e inovadores em seus negócios, no relacionamento com
seus clientes e no seu dia a dia operacional.
Uma das iniciativas de
destaque é a Liberty Academia Digital, um formato inovador de
treinamento para parceiros, focado em habilitá-los a promoverem os
produtos de seguro nas mídias sociais e a alcançar potenciais
clientes. Em 2019, a Academia teve sua segunda edição, ainda focada
em marketing digital, e em 2020, um módulo especial sobre geração e
gestão de vendas.
No início da pandemia, a
companhia lançou uma série de novos treinamentos online voltado
para esse público, impactando e desenvolvendo 6 mil parceiros por
mês – o dobro de pessoas em relação aos meses antes da pandemia,
quando a companhia treinava 3 mil corretores mensalmente.
Fomentando
um ambiente inovador
Para estimular a
inovação entre os colaboradores, a Liberty criou o Programa 3A, que
proporciona um ambiente estimulante permitindo que funcionários
experimentem, ultrapassem fronteiras e busquem o novo
constantemente, gerando impacto real e mensurável na experiência
dos clientes e corretores.
Um dos exemplos de ações
de inovação interna é o Hackathon Liberty, realizado pela primeira
vez em 2019. No evento, os funcionários tiveram 36 horas para
solucionar um desafio proposto pelos líderes da companhia, tendo
como missão principal encontrar formas de tornar os produtos mais
personalizados, acolhedores e ágeis.
Benefícios
A Liberty Seguros,
recentemente, lançou o seu mais novo clube de vantagens para
corretores e segurados, o +Liberty. O novo clube 100% digital foi
idealizado com o objetivo de trazer mais proximidade e oferecer uma
experiência de qualidade para clientes e corretores mesmo quando
não precisam dos serviços de assistência e sinistro da
seguradora.
Dentre os benefícios
disponíveis no lançamento, destacam-se o curso de Personal
Organizer e o curso de Marketing Digital completo. Além disso, a
Liberty seguirá oferecendo a assinatura anual do Chefsclub.
Combinados, esses benefícios já oferecem mais de R$120,00 em
descontos de imediato para os clientes. E em toda plataforma,
também estão disponíveis cupons de desconto em mais de 200
parceiros que podem ser utilizados sem precisar sair de casa, além
de novas experiências exclusivas que serão lançadas a cada mês.
Autosserviços
O próprio cliente
pode realizar, por meio desta opção, de forma rápida, simples e
virtual, sua vistoria utilizando seu próprio celular, que
posteriormente será validada por um profissional da área junto à
seguradora.
Essa opção vinha
crescendo junto aos segurados, mas o boom veio durante a pandemia.
A média de vistorias bateu os 2.700 casos mensais, sete vezes mais
do que antes da quarentena.
Além das autovistorias,
o cliente Liberty têm acesso a mais de 20 funcionalidades no site e
app, como reprogramação de parcelas, pagamentos online, abertura e
acompanhamento de sinistros, solicitações de assistência, entre
outros.
Produtos
Em 2019, a companhia
lançou no Brasil uma unidade do Solaria Labs, seu laboratório de
inovação global focado em explorar as principais tendências
mundiais nas áreas de inovação, mobilidade, habitação, comércio e
proteção.
Este ano, o primeiro
produto advindo do Solaria deve ser implementado no país, além de
outras novidades.
“Esses
lançamentos, entre outros diversos projetos que a Liberty Seguros
realiza todo ano, reforçam o compromisso com a inovação na
estratégia da companhia, em todas as frentes”, diz Patricia Chacon,
Diretora de Transformação da Liberty Seguros”. “Estamos sempre
atentos às tendências do mercado e trabalhamos constantemente para
estar entre as empresas mais inovadoras do nosso setor”,
acrescentou.