A
pandemia trouxe transformações na vida das pessoas e das empresas.
Entre as mudanças, o atendimento digital ganha destaque. Na HDI
Seguros, 45% das solicitações foram feitas por meio dos canais
digitais, um recorde para a companhia.
As
solicitações online foram para abertura de sinistros de automóvel,
principal ramo de atuação. Nos últimos anos, a seguradora investiu
fortemente em novas tecnologias e ações para promover o atendimento
mais rápido e eficaz.
Atualmente, 85% dos serviços disponíveis pela companhia podem ser
solicitados pelo Portal do Segurado ou pelo aplicativo HDI
Segurado, disponível para download em smartphones com sistemas IOS
e Android.
Além
disso, também é possível solicitar os serviços de assistência pelo
WhatsApp e Facebook Messenger. Os clientes da empresa podem contar
com outros canais digitais como o portal institucional da
seguradora, do corretor e de parceiros para atenderem suas
demandas.
Para
proporcionar ainda mais comodidade para o segurado, a HDI inovou
com a implantação, em 2020, do aviso de sinistro sem a necessidade
de login, que permite ao segurado realizar a ação apenas com as
informações necessárias para o aviso de sinistro, como dados
pessoais, informações dos envolvidos e fotos que auxiliem o
atendimento digital por meio do portal.
Mauricio Galian, vice-presidente Técnico da HDI Seguros, explica
que a companhia investe em tecnologia para agregar mais
funcionalidades e eficiência aos canais digitais com o objetivo de
proporcionar aos segurados autonomia para a resolução de suas
necessidades de forma ágil.
“Este é um movimento que começamos antes da pandemia de Covid-19 e
que se intensificou diante do cenário de necessidade de menor
contato físico. Hoje, nossos call centers e bate-prontos (centro de
atendimento ao cliente) ainda recebem muitas solicitações, mas a
tendência é que haja diminuição contínua. Um exemplo de serviço que
criamos para diminuir a necessidade de deslocamento e contato
físico é a possibilidade de realizar a vistoria prévia do automóvel
por meio do envio de fotos pelo App do Segurado”, ressaltou.
A
HDI Seguros também implementou tecnologia de geolocalização no App
do Segurado, o que permite enviar um prestador mais rápido, o que
evita erros de rota, atrasos e proporciona mais tranquilidade para
o segurado que pode acompanhar o deslocamento de serviços como
guincho, por exemplo.
“O
aplicativo é de fácil utilização, intuitivo e com uma série de
funcionalidades. Para se ter uma ideia, é possível abrir um chamado
para guincho em até 2 minutos pelo App, enquanto que em uma ligação
para call center, o tempo médio é de 7 minutos”, enfatiza
Galian.