Fintech passa a oferecer
diferentes tipos de seguros e cria uma nova vertical de
negócios
A
Creditas, plataforma líder em crédito e soluções de consumo na
América Latina, anuncia hoje a aquisição da Minuto Seguros,
insurtech líder em seguros digitais no Brasil, com o objetivo de
fortalecer seu ecossistema de produtos e ter uma nova vertical de
negócios. Com a transação, a fintech passa a oferecer aos seus
clientes uma gama de opções, que reúnem crédito, seguros e soluções
de consumo. O fundador da Minuto Seguros, Marcelo Blay, passa a ser
sócio da Creditas e o Vice-Presidente da nova unidade de seguros e
continuará como CEO da Minuto. Redpoint eVentures, atual acionista
tanto da Creditas quanto da Minuto, se mantém como sócia da
Creditas.
Com
mais de R$250 milhões em prêmios anuais e 160.000 clientes, a
Minuto foi a corretora de seguros pioneira na utilização de canais
digitais para democratizar o acesso a diferentes tipos de seguros
no Brasil. A insurtech conta com uma operação completa que
contempla cotação em tempo real com mais de 15 seguradoras
parceiras, contratação digital, gestão pós-venda, renovação digital
e gestão de sinistros. Conta com um time de 350 colaboradores que
vão se integrar à Creditas, que atinge a marca de 2.500 Tripulantes
(funcionários).
Com
a integração da Minuto Seguros, a Creditas passa a oferecer uma
solução completa focada nos ativos das pessoas. A operação tem
sinergias com os outros três ecossistemas já oferecidos pela
empresa, que contemplam carros, imóveis e salário, possibilitando
que o cliente gerencie seus ativos em uma única plataforma. A
integração fortalece, principalmente, a vertical de carros e vai
permitir a contratação, dentro de um mesmo aplicativo, de um pacote
completo de serviços: crédito com garantia do veículo,
financiamento, compra, venda e troca e agora, o seguro. Da mesma
forma, os atuais clientes da Minuto Seguros passam a ter acesso a
um pacote completo de produtos e serviços, o que possibilita a
redução do custo de crédito e facilita a troca de veículo de forma
ágil, digital e integrada.
“A
Minuto Seguros tem um significado muito especial para mim. Foi um
sonho que se tornou realidade: o de criar uma empresa genuinamente
interessada em pessoas, que são seus clientes, colaboradores,
seguradoras, parceiros, acionistas e a sociedade. Uma empresa que
foi uma das precursoras na revolução tecnológica pela qual a
indústria de seguros está passando, induzindo a digitalização do
setor. Foi também capaz de ajudar a inclusão financeira no Brasil,
trazendo para o mercado clientes que nunca tinham tido uma apólice
de seguros. Iniciamos agora um capítulo extremamente promissor,
passando a fazer parte da Creditas, uma das mais importantes
fintechs do mundo. Estou muito feliz e entusiasmado com a ampliação
do sonho.”, Marcelo Blay, fundador e CEO da Minuto Seguros.
“Acompanho os movimentos no mercado de seguro digital desde 2012,
quando a Minuto Seguros recebeu sua primeira rodada de investimento
e sempre fiquei empolgado com a possiblidade de criar uma
plataforma completa que juntasse crédito e seguros. O Marcelo Blay
é uma referência indiscutível no mercado de seguros e criou uma
plataforma digital única que escalou por mais de 10 anos. Agora, no
ecossistema da Creditas, a Minuto vai acelerar seu crescimento e
mudar a vida de muitos brasileiros. E assim, realizamos nosso sonho
de oferecer uma plataforma digital em que os clientes possam fazer
tudo o que necessitam para o seu carro: comprar, vender, trocar,
financiar, tomar crédito e fazer um seguro. Tudo em um só lugar.”,
Sergio Furio, fundador e CEO da Creditas.
“Estamos animadíssimos com essa junção de forças entre Creditas e
Minuto Seguros. A motivação estratégica entre os modelos de
negócios é muito óbvia e além de os posicionar como plataforma
líder no segmento de Auto, abre uma série de avenidas de
crescimento. Mas uma perspectiva ainda mais interessante para a
gente que acompanha as duas empresas há tanto tempo, é a combinação
das equipes. São dois times brilhantes, com valores muito
parecidos, como a paixão pelo que
fazem, know-how em seus segmentos, e o
comprometimento com a construção de projetos de grande impacto, e
ao mesmo tempo, uma complementaridade enorme quanto a
experiência. Vai ser uma daquelas sacadas lindas, em que 1+1 dá
5!”, Anderson Thees, sócio-fundador da Redpoint eVentures