A consultoria Plansul divulgou esta semana uma pesquisa que
indica a variação de preços de planos de saúde corporativos
oferecidos para as pequenas e médias empresas (PMEs). Realizado em
setembro de 2013, o estudo aponta que, para planos básicos, os
preços variam entre R$ 114 a R$ 170; para intermediários, entre R$
188 e R$ 213; e top entre R$ 357 e R$ 459.
Os planos foram divididos nos níveis básico, intermediário e top,
simulando as coberturas típicas para os níveis hierárquicos de uma
empresa: funcionários em geral, gerentes e diretores,
respectivamente. Para a comparação, foram selecionados apenas
planos de grandes seguradoras com coberturas equivalentes.
Artur Maia, da Plansul, diz que a pesquisa é apenas um
indicativo, mas que é necessário que as PMEs que desejam contratar
ou substituir o seguro saúde dos colaboradores precisam fazer uma
análise personalizada. Segundo ele, é possível às empresas que
contratam ou renovam seguros, com auxílio de avaliações de mercado,
obter reduções significativas de custos.
Dicas
De acordo com a Plansul, os três principais parâmetros que impactam
o custo final de um seguro saúde, considerando perfis etários
similares, são rede de hospitais, cobertura geográfica e
reembolso.
1. Rede de hospitais e laboratórios
Se uma empresa trabalha com profissionais qualificados, considere
incluir hospitais de padrão médio, como São Luiz e/ou Santa
Catarina em São Paulo, ou Hospital Copa D’Or e/ou Clínica São
Vicente no Rio de Janeiro. É recomendável observar a quantidade de
hospitais próximos à empresa ou moradia dos funcionários.
Se a empresa está localizada na Zona Sul, por exemplo, não faz
muito sentido contratar um plano cujos prestadores de serviço
estejam concentrados na Zona Norte. É comum nestes casos a prática
da contributariedade, por exemplo, quando o empregador subsidia até
o limite da enfermaria e deixa a opção de apartamento por conta do
funcionário.
2. Cobertura geográfica
Planos com cobertura nacional são mais caros do que aqueles
restritos a grandes centros urbanos. Tipicamente, PMEs têm presença
localizada e devem dar preferência ao segundo tipo. Se a empresa
possuir representantes comerciais espalhados pelo país, é possível
que surja o dilema de contratar um seguro para fábrica ou
escritório central e outro para os empregados distantes. Lembre-se
que gerenciar múltiplas seguradoras dá trabalho e pode não
compensar pequenas diferenças de preço.
3. Reembolso
Normalmente é ofertado (e mais utilizado) pelo nível gerencial, ou
acima. É importante porque permite que o usuário utilize um médico
de sua confiança não credenciado à rede, com direito à reembolso
(até limites pré-determinados) para consultas ou outros
tratamentos. Com isso o usuário não fica restrito aos médicos do
“livrinho”.