A competitividade faz parte de
qualquer profissão, inclusive no Mercado de Seguro. Saber lidar com
a concorrência e trabalhar com as ferramentas disponíveis em cada
segmento do setor podem fazer diferença para que o profissional se
destaque. Para Nelson Uzêda, professor da Funenseg e executivo da
seguradora Excelsior Seguro, o corretor deve sempre buscar o
conhecimento.
“Eu costumo dizer que a corretora
vende Seguros e Corretor vende confiança. Se ele estiver preparado
para enfrentar esse mercado, ele não vai encontrar barreiras que
faça com que ele pare no tempo. Ele tem que superar as
expectativas, os obstáculos, procurar se aperfeiçoar, e procurar
novos nichos de seguro. Ele precisa ter uma boa relação com seu
segurado e não procurá-lo apenas para fazer e renovar o seguro. O
corretor também precisa aproveitar esse momento, a tecnologia
facilita as coisas e permite que ele possa estar em qualquer lugar
e dar respostas ao segurado”.
Segundo João Sá, corretor da Jabes
Corretora de Seguros, um dos principais pontos é não focar apenas
em um segmento.
“O Corretor deve buscar nichos de
mercado, que podem trazer novidades agradáveis a ele. Neste momento
que o mercado se apresenta com uma dificuldade, com uma necessidade
de atuação mais forte, eu aconselho ao corretor buscar o nicho de
mercado, esse é o caminho”.
Na visão de Cristiano Almeida,
Corretor da Meio Corretora de Seguros, o profissional deve
trabalhar com uma venda construtiva e oferecer ao cliente o que ele
realmente precisa.
“Às vezes nem o cliente sabe o que
ele quer. O Corretor tem que ser o profissional gabaritado e
comprometido no intuído de oferecer o que realmente vai atender as
necessidades dele. Temos que direcionar o foco e determinar o que é
o mais importante naquele momento para o cliente e suas condições
financeiras. Conhecer o cliente é um diferencial para que isso
aconteça. O Corretor deve trabalhar como um consultor”.