A Icatu Seguros realizou uma
pesquisa com cerca de 330 corretores para entender como os
profissionais se comportam em relação às redes sociais e
dispositivos móveis. A maioria dos entrevistados (86%) afirmou que
acessa a internet dos seus celulares, utilizando a conexão de alta
velocidade (81%) ou a rede Wi-fi (77%). Os aplicativos fazem
sucesso com este público: 86% disseram que usam, sendo os mais
citados as de mensagens instantâneas (81%), redes sociais (79%),
notícias e informações financeiras (72%) e calculadoras e
simuladores (69%).
Em relação aos tablets, 59%
afirmaram que não possuem o dispositivo. Ao comparar com a pesquisa
feita em 2012, há um aumento expressivo na posse do aparelho, pois
na época 75% dos corretores declararam que não tinha a ferramenta.
95% dos corretores declararam que acessam a Internet pelo
dispositivo, mas diferente do celular a conexão mais utilizada no
tablet é a Wi-Fi (8%). Os aplicativos, assim como no caso dos
celulares, também estão em alta, sendo usados por quase todos
(91%). A diferença é que notícias e informações financeiras (80%),
calculadoras e simuladores (72%) e redes sociais (71%) lideram as
preferências.
Sobre a utilização dos dispositivos
móveis para fomentar os negócios, tanto por celular quanto pelo
tablet, as ações mais citadas pelos corretores são as de
relacionamento com os clientes e envio de informações sobre
produtos.
A maioria dos corretores (88%) está
nas redes sociais, sendo o Facebook o meio favorito: 91%. O
LinkedIn, rede social voltada para contatos profissionais, aparece
em seguida com 53% da preferência, à frente do Twitter, com 24%. O
levantamento também destaca o crescimento do acesso ao Linkedln,
uma vez que na pesquisa de 2012 a rede social só era acessada por
29% dos corretores. A pesquisa revelou ainda que os corretores
utilizam as redes sociais não só para conversar com amigos (82%),
mas para manter o relacionamento com os clientes (69%) e se
informar sobre as novidades do mercado segurador (54%).
“Realizamos a pesquisa para
entender ainda mais como os corretores usam os meios digitais e as
redes sociais para se relacionar com seus clientes e gerar
negócios. Com esses resultados, vamos desenvolver ferramentas e
aplicativos cada vez mais eficazes, que atendam suas necessidades e
facilitem o seu dia a dia”, declara Rodrigo Padová, gerente de
marketing da companhia.