Muitos profissionais pensam que
ligar para o cliente a todo momento é uma forma de demonstrar
atenção. Acenda o alerta vermelho! Este pode ser o seu pior erro.
Não se deve confundir atenção com inconveniência ou pressão. Isso é
muito chato!!!
Converse e, principalmente, ouça o
seu cliente. Extraia dele os horários mais adequados
para realizar a ligação no momento em que ele poderá lhe
atender com calma.
Saiba interpretar cenários. Se o
corretor liga várias vezes e o cliente não atende, há algumas
conclusões que precisam ser avaliadas para que sejam elaboradas as
melhores estratégias. Ou este cliente não pode lhe atender, ou ele
realmente não quer comprar com você. Portanto, empenhe sua energia
no que é de fato necessário. Às vezes pensamos que, se não
insistirmos, o cliente não irá comprar com a gente, quando na
verdade a sua insistência não estratégica pode ser o principal
motivo da objeção, pois o cliente vai querer evitar lidar com um
corretor chato.
#dicadeouro: Se você ligou três ou
quatro vezes e o cliente não lhe atendeu, mande um torpedo
informando que você está à disposição. Se depois de um período de
15 dias (em média), o cliente não lhe retornar, você pode entrar em
contato novamente, mas jamais cobre ou faça pressão começando o seu
diálogo falando que você tentou falar com ele e o mesmo não o
atendeu: isto é ser [chato]².
Contudo, neste período de espera,
não deixe de investir sua energia em outros atendimentos. Isto é
fundamental para garantir a sustentabilidade dos seus negócios.
E não tenha dúvida, quando o
cliente encontrar a sua zona de segurança, ele te
procurará. Isso é claro, se você tiver feito um bom
atendimento.