A Allianz Seguros divulgou seu terceiro relatório anual de sustentabilidade. Referente à atuação da companhia em 2014, trata o tema nas dimensões social, ambiental e econômico-financeira. O documento foi elaborado com base nas diretrizes G4 – versão mais atual da Global Reporting Initiative (GRI), organização que estabeleceu o padrão de relato de sustentabilidade mais difundido internacionalmente.
“Temos a sustentabilidade como um de nossos pilares. Em nosso entendimento, a gestão sustentável é a melhor maneira de uma companhia ser próspera nos negócios e realmente estar inserida na sociedade em que atua. Então, ao integrarmos as questões sociais, ambientais e de governança fortalecemos os nossos resultados e impactamos positivamente o presente e o futuro de pessoas e locais com nossas ações”, afirma Ingo Dietz, diretor de Relações Institucionais da Allianz Seguros.
Desenvolvimento da sociedade
O ano de 2014 foi emblemático à Allianz. Além de ter completado 110 anos de operação no Brasil, comemorou os 20 anos da Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA). Ao longo das duas décadas, a instituição atendeu mais de seis mil crianças e adolescentes da comunidade Santa Rita, localizada no bairro de Cangaíba, zona leste de São Paulo.
O My Finance Coach é outra ação da Allianz voltada à sociedade. Gratuito, é aplicado por jovens aprendizesaté membros do Comitê Executivo da companhia a alunos de dez a 14 anos de escolas públicas e privadas e ONGs das capitais paulista e fluminense. Até o final do último ano, 4.300 jovens de 15 instituições foram beneficiados.
Soluções verdes
Por pertencer a um Grupo conectado com os desafios globais, a Allianz Brasil oferece seguros que auxiliam na mitigação dos impactos ambientais e sociais. Como exemplos, podem ser citados os produtos Agrícola e Floresta, com indenizações em caso de perdas por condições adversas do clima, como também o Residência, Condomínio e Empresa PME, que oferecem consultoria e descarte sustentáveis aos segurados.
Contribuição dos colaboradores
Ao longo de 2014, a região Sudeste, onde está instalada a sede da Allianz e concentrados cerca de 90% dos colaboradores da empresa, viveu a pior crise hídrica dos últimos 84 anos. Como forma de contribuir na contenção desse cenário, a companhia, com a colaboração de seus empregados, intensificou as ações de uso consciente do recurso.
Além de o prédio em São Paulo obedecer a requisitos ambientais e de sustentabilidade com certificação ambiental e selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) e ser preparado, por exemplo, para captar a água da chuva, muita disciplina e auxílio de outros itens incidiram contra o desperdício. E, portanto, implicaram no percentual de economia em 2014, em relação a 2013.
Perspectivas
Em 2015, a Allianz espera crescer aproximadamente 10%, percentual acima do mercado. Porém, pautada no desenvolvimento sustentável e em inovação. Prova disto é o lançamento do Allianz Auto Instituto Ayrton Senna, o primeiro seguro de automóvel com o benefício social do Brasil.
Para conferir o documento completo, acesse: www.relatorioallianz.com.br.