O motivo da visita
de Yasuyoshi Karasawa, CEO mundial do
grupo Mitsui Sumitomo & Aioi
Dowa (MS&AD) teve um motivo especial: a
comemoração dos 50 anos da seguradora no Brasil. A empresa, que é a
1º colocada no ranking japonês, quer ocupar um lugar de destaque
também na operação brasileira. “Queremos estar entre as 10 maiores
seguradoras brasileiras, enfrentando as necessidades dos
clientes de seguros e avarias”, afirmou o executivo,
acrescentando que a intenção do grupo é crescer também em função de
aquisições de empresas que comunguem da mesma filosofia da Mitsui
Sumitomo.
Dados do balanço anual do Grupo
fechado em março deste ano mostram que o faturamento foi de US$
24,5 bilhões, com lucro de US$ 1,1 bilhão. Esse fôlego financeiro
aliado às oportunidades do mercado brasileiro (população jovem com
renda e baixa penetração de seguro), colocam o País em uma posição
privilegiada. Em 2014, foi colocado em prática o Challenge 2017, um
plano de ações de médio e longo prazo para a companhia. “Em maio de
2015, a meta de lucro foi revista para US$ 1,7 bilhão, com destaque
para as operações no exterior”, informou Karasawa.
Sobre a crise econômica brasileira,
o CEO ressaltou que o mais importante é que o país ainda possui
alto potencial de penetração dos seguros. Além disso, trata-se de
uma região sem incidência de catástrofes e com muita riqueza de
recursos naturais. Agora, a estratégia da seguradora é crescer com
um portfolio diferenciado. “Em outubro de 2014 realizamos
um aporte de capital para consolidação da base
financeira, no valor de R$ 340 milhões. O Brasil é a maior economia
da América do Sul e por isso merece uma estratégia especial”,
revelou Karasawa.
O vice-presidente da Mitsui
Sumitomo no Brasil, Helio Kinoshita, afirmou que nos últimos três
anos a empresa ganhou musculatura para o atendimento. Agora, chegou
a fase de expansão e aumento das vendas.