O cenário de negócios para as
seguradoras mudou irrevogavelmente, tanto na forma como
instituições são reguladas quanto no modo como o desempenho é
avaliado. Estamos na era da economia digital, na qual a quantidade
e a complexidade de transações crescem exponencialmente ao
aprimoramento tecnológico.
O perfil dos clientes também mudou.
Com o brasileiro checando o celular em média 86 vezes ao dia,
proporcionar uma experiência digital para os consumidores tornou-se
tão importante quanto as demandas por aumentar a participação de
mercado e base de clientes.
Mas qual o caminho para adotar uma
estratégia de negócios digital? Abaixo, estão os cinco pontos que
não devem ficar de fora do plano de ação:
1.Ofereça
serviços omnichannel
Estenda seu alcance aos
consumidores conectados e parceiros de negócios. Proporcione uma
experiência perfeita em web, mobile e redes sociais, e garanta que
seus serviços de informação e de dados (por exemplo, informações
pessoais dos seus clientes) estão disponíveis, funcionais e seguros
em cada canal.
2.Estabeleça parcerias
digitais
Embora EDI e outras interfaces de
integração B2B ainda estejam disponíveis nos próximos anos, novas
tecnologias orientadas à web estão sendo adotadas rapidamente em
todo o mercado financeiro e de seguradoras. Ao migrar para
integração de parceiros baseada em API, ou adicionando essa opção
para um processo de negócio existente, você pode seguramente
integrar com parceiros para agregar os seus serviços digitais, ou
para abrir novos canais de distribuição.
3.Conecte
serviços
Agregar dados e aplicações de
parceiros com os seus próprios serviços pode fornecer um valor
único para seus clientes. Procure por oportunidades para conectar
serviços como pagamento e oferecer a combinação resultante.
Certifique-se de fazê-lo de forma segura por:
- Sistemas de gestão de identidade e cumprimento de normas
corporativas e regulamentares
- Organizar como os aplicativos, sistemas e a nuvem são acessados
e entregues, com investimentos em políticas de segurança.
4.Desenvolva excelência
operacional
Interações digitais com os clientes
estão acelerando o ritmo dos negócios, com as respostas sendo
esperadas em questão de segundos, não dias. Isso reduz o tempo
disponível para identificar e reagir a problemas.
Inteligência operacional ativa e
ágil é essencial para melhorar a eficiência e monitorar acordos de
níveis de serviço com visibilidade no uso de dados de negócios e
metadados.
5.Ative dados e serviços de
monetização
Inteligência operacional gera
monetização com monitoramento de fluxo de dados, em tempo real, que
fornece informações detalhadas necessárias para gerar receita
incremental. Quanto mais detalhes disponíveis (por exemplo,
metadados combinados com dados de negócios), mais flexível e ágil o
modelo de negócio se torna.