O corretor de seguros precisa estar devidamente preparado para conquistar clientes que usam as ferramentas tecnológicas para estar cada vez mais bem informados. A afirmação foi feita pelo presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, durante almoço em sua homenagem realizado nesta sexta-feira (08/04) pelo Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ). Segundo ele, a palavra chave do momento, e que prevalecerá de agora em diante, é “relacionamento”.
Nesse contexto, Gabriel Portella acentuou que o segurado precisa ver o corretor como uma ‘referência”, aquele a quem poderá recorrer para contratar todos os tipos de cobertura e não apenas uma ou outra, especificamente. “A tecnologia está disponível para todos. Hoje, muitas vezes, o cliente faz a cotação online e até mesmo busca informações sobre o produto antes de procurar o corretor. Então, o relacionamento é o diferencial que o corretor tem a oferecer para conquistar coração e mente do cliente. O desafio é ser mais tecnológico. Mostrar que a cotação online não estará disponível para atender o cliente 365 dias por ano. Só o corretor cumpre esse papel”, frisou.
Ele acrescentou que as seguradoras também precisar se adequar aos novos tempos. Gabriel Portella citou a própria SulAmérica, que investe forte em cursos e programas voltados para os corretores de seguros parceiros. “Nesse sentido, o Programa de Reconhecimento do Corretor é bem abrangente, criando novas oportunidades para os nossos parceiros. Para a SulAmérica, a relação com o corretor deve ser construída todos os dias. Nem sempre teremos o menor preço ou a maior comissão, mas investimos no conjunto para tornar essa relação cada vez mais saudável”, salientou.
Outro programa importante é o “Nova Geração”, voltado para jovens, filhos ou sucessores dos corretores de seguros. Neste caso, a intenção é valorizar a carreira, mostrar a beleza e a importância dessa profissão. “Muitos jovens chegam cheios de dúvidas e concluem o programa certos de que essa profissão é muito legal”, observou o executivo.
Ele disse ainda que, em 2015, mais de 30 mil corretores de seguros foram treinados ou participaram desses programas da SulAmérica, que encerrou o ano com “indicadores positivos e crescimento de 3% da receita.
A seguradora, que está completando 120 anos de fundação, registrou lucro líquido de R$734,3 milhões em 2015, com ganho de 32,2% no ano. A receita de seguros da companhia cresceu 13,4%, acumulando R$15,3 bilhões.