A Porto Seguro realizou, nesta quinta-feira (05/05) uma teleconferência para apresentar os resultados do 1º trimestre deste ano.
O grupo registrou crescimento das receitas totais e aumento da lucratividade. Muitos produtos evoluíram mais de 15%, como os seguros de auto das marcas Azul e Itaú, os produtos de Vida e Odontológico e ainda a operação de Consórcio.
Além disso, a base de clientes continuou se expandindo, sendo que a frota segurada teve um incremento de mais de 250 mil veículos. O total de vidas seguradas no seguro de Pessoas evoluiu em mais de 400 mil. A Porto Seguro também obteve um acréscimo de 200 mil residências no seguro Residencial da marca.
Foi confirmado ainda que a Porto Seguro adquiriu a carteira de seguros de automóveis da Chubb, com o objetivo de reforçar o posicionamento no segmento de veículos de alto valor. No evento, foi destacado que o cenário econômico mais desafiador tem impactado o ritmo de crescimento do mercado de seguros nos últimos anos. No entanto, como a penetração do setor no Brasil é baixa, o mercado ainda apresenta diversas oportunidades inexploradas, seja nos modelos tradicionais ou mesmo em novos nichos e regiões.
Já o resultado financeiro do trimestre foi favorecido principalmente pelo melhor desempenho dos ativos indexados ao juro real e à inflação, seguidos das aplicações em renda variável, apresentando um crescimento de 30% em relação ao primeiro trimestre de 2015. A rentabilidade, excluindo-se os recursos previdenciários, atingiu 3,9%.
A companhia gerou um lucro líquido de R$ 240 milhões no acumulado até março, com incremento de 4% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A Porto Seguro atua há mais de 70 anos no mercado e lidera o ranking do setor nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são aproximadamente oito milhões de clientes, 15 mil funcionários, 19 mil prestadores e 29 mil corretores de seguros parceiros.
O Grupo Porto Seguro é formado por 25 empresas – entre elas Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e Residência – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, telefonia celular, plano de saúde para Pets, entre outros. No ano passado, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1 bilhão.