A Tokio Marine, uma das maiores seguradoras do Brasil, celebra neste mês de Julho 57 anos de história no Brasil, com excelentes resultados e perspectivas otimistas quanto à retomada do crescimento da economia e do mercado de seguros. Considerando os últimos doze meses, período entre Junho de 2015 e Maio de 2016, a Companhia atingiu uma produção de R$ 4 bilhões. Dados oficiais divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontam que, de Janeiro até Maio deste ano, a Seguradora cresceu 10,4% considerando apenas Ramos Elementares e Pessoas, segmentos nos quais atua, enquanto este mercado avançou 1%.
Nesse período, um dos destaques de desempenho da Tokio Marine foi a carteira de Riscos Corporativos (Empresariais/Riscos Nomeados/Riscos Operacionais, Transportes, Linhas Financeiras), que cresceu 23,5% em relação ao ano passado. Também houve crescimento das carteiras de Automóvel (5,7%), Pessoas (6,6%) e Riscos Massificados (Residencial, Condomínio, Imobiliário etc.), de 5,8%.
“Temos muitos motivos para comemorar. Mesmo em um cenário econômico tão desafiador, mantivemos o crescimento e conquistamos a 5ª posição no ranking entre as maiores seguradoras até Maio, excluindo-se as carteiras de Previdência, Saúde e Capitalização, que não operamos. E as nossas expectativas são muito positivas quanto ao reaquecimento da economia e, consequentemente, do mercado segurador, já a partir do segundo semestre”, celebra o Presidente José Adalberto Ferrara.
Um dos fatores que justificam o otimismo é a elevação do Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) divulgado pela Rating Seguros e Fenacor. Após atingir a pior marca da série em Janeiro de 2016, o indicador, em Junho, foi o maior dos últimos dois anos. “Acreditamos na recuperação da economia e continuamos firmes em busca dos nossos objetivos”, afirma Ferrara. Outra condição favorável ao atingimento das metas é o extenso portfólio de produtos e serviços que a Tokio Marine disponibiliza. “Como uma seguradora Multiprodutos/Multilinhas, temos o diferencial de oferecer um amplo leque de soluções para nossos Corretores e Assessorias. Desta forma, mesmo que algumas carteiras sejam mais diretamente afetadas pela desaceleração econômica, há inúmeras oportunidades de realização de negócios em outros nichos”, argumenta o Presidente. Segundo ele, há muito espaço para a exploração de novos canais de vendas e linhas de produtos como Riscos Patrimoniais, Pessoas, Residência, Condomínio, Garantia etc.
Numa demonstração da confiança no crescimento do mercado, a Seguradora lançou no primeiro semestre os seguros D&O e Obras de Arte. Até o final do ano, a Companhia irá apresentar novos produtos, como o Tokio Agro Safras e o Tokio Auto Popular, além de investir em serviços diferenciados para facilitar ainda mais o dia a dia dos Clientes, bem como Corretores e Assessorias, para que, juntos, possam crescer no mercado brasileiro.
“A estratégia da Tokio Marine para continuar ampliando a participação na indústria de seguros consiste em crescer organicamente, sustentada pelos pilares de Qualidade na Entrega dos Serviços, Qualidade dos Produtos e, especialmente, Qualidade e Compromisso do nosso time de mais de 1.700 Colaboradores”, ressalta Ferrara.