A prevenção é a melhor alternativa
para economizar e evitar gastos indesejados. O seguro residencial
propicia aos consumidores que contratam uma apólice, a proteção do
bem mais importante de uma família: o seu lar.
Embora o ramo de seguro residencial
ainda tenha pouca expressão no Brasil, o Sindicato de Corretores do
Estado de São Paulo (Sincor-SP) prevê um crescimento próximo a 9%
do produto em 2016. A meta parece ser atingível, já que,
atualmente, o ramo flerta com aumento de 8,5%, segundo dados da
Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Com um custo médio que varia entre
R$ 200 e R$ 400, dependendo dos serviços e coberturas contratadas,
uma apólice residencial varia de 0,1% a 0,5% do valor total do
imóvel mais o seu conteúdo. O preço acessível, a variedade de
coberturas e a quantidade de assistências inseridas no seguro são
os principais trunfos para adesão da apólice. Como parâmetro, os
serviços contratados de forma particular para uma limpeza de uma
caixa d’água e conserto de ar condicionado custariam, somados,
aproximadamente R$ 615 (referência de valores para São Paulo, em
agosto de 2016), ou seja, praticamente o dobro do valor do
seguro.
A HDI Seguros optou por fazer do
seguro residencial um dos seus pilares de crescimento neste ano.
Para isso, reformulou o produto ofertado e criou o HDI em Casa, que
traz, entre outras vantagens, serviços exclusivos na apólice, como
assistência para bicicletas e pets dos proprietários. Desde o
lançamento do produto, a companhia registra aumento de 31% na
adesão a apólices.
“Apostamos nesse nicho pois sabemos
do potencial de exploração que existe, já que os dados de mercado
apontam que apenas 13% das residências no Brasil possuem seguro.
Além disso, o momento econômico exige a diversificação da carteira,
o que trará benefícios também aos corretores”, avalia Flávio
Rodrigues, vice-presidente Comercial da seguradora.
A companhia também inovou no
momento da prestação dos serviços: lançou os veículos Smart HDI,
que circulam pelas cidades e são responsáveis pelos atendimentos
emergenciais demandados pelos usuários do produto.
“São diversos veículos
disponibilizados para os chamados, que geralmente ocorrem quando o
segurado está em situação emergencial e necessita de uma solução
ágil e eficiente”, complementa o executivo.