Quando se fala de saúde suplementar
é possível levantar uma série de pontos de interesse da população
beneficiária de planos de saúde e das operadoras e prestadores de
serviços de assistência médica. Como órgão regulador, compete à
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) orientar os diversos
públicos do setor, sendo fundamental a transparência na troca de
informações com a sociedade. Dessa forma, a Agência promoveu
melhorias em sua Carta de Serviços ao Cidadão, disponível em seu
portal na Internet.
Além da inclusão de novos serviços,
a ferramenta passa a permitir que a população deixe registrada a
sua avaliação sobre o esclarecimento prestado no tópico pesquisado.
Com o levantamento de opinião, a entidade poderá rever a forma como
as suas informações são passadas aos públicos-alvo, tornando os
processos mais eficientes e colaborando para futuras pesquisas de
satisfação realizadas pela Agência.
A ANS foi a primeira agência
reguladora a produzir uma Carta de Serviços navegável, ou seja,
disponível na internet. Isso foi em 2010, pouco depois da
ferramenta ser instituída pelo Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão (Decreto nº 6.932/2009). Hoje, a Carta possui 77
serviços para o público externo.
A Carta de Serviços ao Cidadão tem
por objetivo informar à sociedade os serviços prestados por órgãos
ou entidades públicas, bem como as formas de acesso a esses
serviços e seus respectivos compromissos e padrões de qualidade de
atendimento ao público. Isso antes mesmo de se estabelecer um
contato telefônico ou presencial, o que representa ganho de tempo
para a população.
Mais interação com o
usuário
Com o levantamento de opinião
lançado nesta atualização da Carta, a ANS pretende identificar
processos de melhoria internos, a fim de fornecer serviços que
atendam às necessidades dos cidadãos, além de conferir
transparência aos processos e legitimar a imagem da organização
perante a sociedade.
A Carta de Serviços da ANS se
destina aos seguintes públicos: beneficiários de planos de saúde,
operadoras, prestadores de serviços, gestores do SUS,
pesquisadores, sindicatos e centrais sindicais, órgãos de defesa do
consumidor e empresas interessadas em contratar planos de saúde
para seus funcionários.
Entre os serviços prestados a
beneficiários, pode-se destacar: análises sobre o mercado de saúde
suplementar; atendimento de demandas de reclamações à Central de
Relacionamento da ANS; consulta a decisões de processos; consulta a
operadoras com registro na ANS; consulta ao comprovante de situação
cadastral de operadoras; consulta ao rol de procedimentos e eventos
em saúde; Guia ANS de planos de saúde; índice de reclamações de
operadoras de planos privados de saúde; portabilidade de carências
e revisão do rol de procedimentos e eventos em saúde, entre
outros.
Serviços aos demais públicos podem
ser consultados na própria Carta, usando a opção de “filtro por
público-alvo”. Conheça a Carta de Serviços da ANS.