Em produções de cinema e televisão com
grandes orçamentos, a maior ameaça para os seguradores é ter um
prejuízo com um ator protagonista. Ser responsável pela segurança
dos protagonistas é a principal prioridade quem atua nesse ramo de
seguros.
Susan McGuirl, head da área de
entretenimento da Allianz na América do Norte, afirma que as
produções estão cada vez maiores e mais caras. E os maiores
sinistros que a indústria vê estão relacionados à doenças e danos
físicos que acometem os atores.
“Há mais conteúdo do que jamais foi
feito antes. Os orçamentos estão maiores – os orçamentos de
produções televisivas, por exemplo, são tão grandes quanto os do
cinema hoje em dia. Os custos de realizar isso são maiores do que
víamos no passado”, afirma a executiva. Ela completa ainda que a
criatividade e o uso da tecnologia – para realizar e transmitir
esses conteúdos – é algumas vezes arriscado. É necessário que a
indústria seja realmente entendida e que a subscrição seja bem
feita.
“Nós temos pessoas para fazer esse
controle de risco. Elas vão a campo e procuram por diversas
locações até que se tenha certeza que aquela é uma região segura
para a equipe técnica e par ao elenco”, conta.
As perdas
Ao contrário de festivais de música,
produções de cinema e televisão, normalmente, contam com apenas um
segurador. Caso haja cenas arriscadas para filmar, um segurador
consultor de riscos trabalhará com a produção. Ele dirá se a cena é
algo viável de se fazer e, mais importante, se é segura.
Especialmente segura para os atores com os maiores cachês.
“O maior item em uma lista de perdas
com sinistros durante a gravação de um filme é a cobertura para o
elenco. A produção ainda precisa pagar o ator e se ele é essencial
para a produção tudo para. Se aquele talento está incapacitado de
atuar, você ainda precisa manter tudo funcionando, arcar com os
salários dos outros funcionários e manter a locação”, observa a
executiva.
Quando isso acontece, a produção pode
recorrer à seguradora para ser indenizada enquanto o ator não tem
condições de voltar à cena. Permitindo que a produção se mantenha
no longo prazo e fique dentro do orçamento.