FenaSaúde promove 1º Encontro de
Comunicação da Saúde Suplementar e reúne lideranças, assessores de
imprensa e jornalistas
Avançar na melhoria da comunicação do
setor de planos de saúde. Esse foi o tom das discussões que
nortearam o ‘1º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar’,
realizado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde),
na última quinta-feira (4/5), em São Paulo.
Com uma plateia formada por
profissionais de comunicação, diretores das empresas associadas à
FenaSaúde e jornalistas especializados e renomados, o encontro teve
como finalidade discutir a construção de uma identidade de valor
que seja percebida pelos consumidores dos serviços da saúde
suplementar, oferecidos pelas operadoras e seguradoras de
saúde.
Na abertura, Solange Beatriz Palheiro
Mendes, presidente da FenaSaúde, ressaltou que o evento teve como
propósito buscar estratégias mais efetivas de dialogar com a
sociedade: “Sabemos que a comunicação é agente indutor de
desenvolvimento e transformação. Para tanto, estamos nos dispondo a
fazer uma reflexão em conjunto, já partindo do pressuposto que
somos um setor mal compreendido. E, como dizia o ex-presidente
Trabuco: Não queremos ser amados, apenas compreendidos. Essa
discussão é importante, porque o consumidor está no centro das
atenções. E temos a convicção de que prestamos e nos esforçamos
cada vez mais para manter um bom serviço à sociedade”.
Em seguida, Fernando Pesciotta,
vice-presidente de Análise e Pesquisa da CDN Comunicação, fez uma
apresentação sobre a avaliação e percepção da mídia. De acordo com
Pesciotta, cresceu a participação da FenaSaúde no noticiário do
setor em 2016. Logo após, a gerente de Comunicação Social da
Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Isabella Eckstein,
mostrou uma pesquisa sobre a percepção da sociedade em relação ao
órgão regulador. Segundo a pesquisa, 48% dos respondentes
compreendem a real atribuição da ANS – regular planos de saúde; 29%
acreditam que a agência é responsável pela ‘saúde’ de uma forma
geral; enquanto 3% a associam à regulação de medicamentos.
Dando prosseguimento a programação, o
primeiro painel do encontro foi apresentado por Ricardo Guimarães,
fundador da Thymus Branding. O publicitário falou sobre ‘Formação
da Imagem’ e demonstrou uma ampla visão sobre os novos tempos e
desafios enfrentados pelas organizações. “Transparência é dada, não
é valor ou opção. É preciso ter condições de ser visto e valorizar
essa presença, e isso tem a ver com agilidade”, concluiu. Após o
painel, o público, divido em mesas-redondas de debates, discutiu o
tema e apresentou suas conclusões elencando palavras a serem
trabalhadas, como clareza e credibilidade.
O segundo painel – ‘Formação da Pauta’
– foi conduzido pelo jornalista Rodrigo Bocardi, da TV Globo, que
trouxe percepções de profissionais dos principais telejornais da
emissora sobre a relação com assessores de imprensa e porta-vozes
do segmento. “Esse setor precisa mostrar ‘a cara’. Ocupar o espaço
em uma reportagem com uma entrevista será muito melhor do que
enviar uma nota, por exemplo”, afirmou. A plateia participou
ativamente da troca de ideias.
Vera Sampaio, gerente de Regulação da
FenaSaúde, sintetizou o propósito do encontro: “A comunicação, mais
do que nunca, é vital para a saúde suplementar, por conta da grande
complexidade deste setor. O momento exige entender como comunicar
no Século XXI para que possamos nos aproximar do consumidor e
ajudá-lo a compreender não só a dinâmica do setor, como também os
seus direitos e deveres com relação ao mútuo.”
Para finalizar o 1º Encontro de
Comunicação da Saúde Suplementar, o presidente da Comissão de
Comunicação da FenaSaúde, João Alceu Amoroso Lima, agradeceu a
presença de todos e ressaltou o êxito do evento. “Tivemos um
engajamento bastante interessante aqui e espero que seja um
estímulo para as nossas próximas ações e reuniões da Comissão de
Comunicação da FenaSaúde”.