A crise não abalou o crescimento
do mercado pet. Entre cachorros e gatos, os animais no país
ultrapassam os 70 milhões. Diante disso, o mercado pet é um cenário
cada vez mais inovador, sendo o terceiro maior no ranking mundial.
Esse progresso, cada vez maior, é explicado pelas mudanças no
comportamento dos tutores em relação aos animais. Antes o mercado
era reduzido somente ao pet shop. Com venda de produtos básicos,
banho, tosa e clínicas de atendimento veterinário. Atualmente, essa
lista de serviços aumenta com frequência, indo desde acupuntura,
fisioterapia, planos de saúde, salões de beleza e várias opções de
entretenimento.
A inovação e a criatividade
fizeram toda a diferença em 2017, a crise econômica afetou
diretamente o poder de compra, mas não abalou o setor pet, que
continua crescendo e se mantém em potencial para continuar
expandindo.
No Brasil, o faturamento é
previsto para quase 20 bilhões de reais e a expansão em 7% em
relação ao ano passado. Com todo esse crescimento, o modelo de
negócio de 2018 é baseado na inovação de serviços e na
implementação da tecnologia. Atualmente, a lista de serviços
aumenta com frequência, seja qual for o nicho, o mercado exige
inovação.
Segmentos do mercado
pet
Centros de estética:
Fisioterapia aquáticas ou terrestres, acupuntura, reabilitação
motora e outros serviços são ideias para quem quer abrir um novo
negócio ou quer implementar uma inovação dentro do pet
shop.
Alimentação Natural: A
Alimentação saudável vem junto com produtos e acessórios que não
agridem o ambiente, o que pode ser a chave para o sucesso do seu
negócio.
Além do aumento dos lucros, você
conscientiza seus clientes sobre a importância do cuidado com o
planeta. É importante estudar o processo de criação do produto e
atender às regras específicas deste segmento, com autorização do
ministério da agricultura. Contratar um veterinário ou zootecnista
responsável que garanta a qualidade.
Pet shop Online: O nicho de pet
shop já está saturado, um diferencial é trazer as vendas online. O
que facilita a venda ao cliente que não está com tempo, ou que
esqueceu de comprar ração. Com uma loja virtual, as chances de você
adquirir novos clientes aumentam.
Taxi Dog: Para quem já trabalha
com esse serviço é simples. Elabore um sistema que leve e traga o
animal no horário combinado com o cliente. É um ótimo serviço para
oferecer junto a um pet shop, spa, hotel ou academia para os
pets.
Academia para pets: A academia é
o lugar para os animais poderem pularem, correrem e brincarem.
Perfeito para os pets de apartamento, que não tem esse espaço para
a atividade diária. Os pets contam com uma supervisão veterinária e
de adestradores.
Planos de saúde: Cada vez mais
os tutores investem nos pets, eles fazem parte da família. Montar
um plano de saúde é um diferencial, a dica é fazer vários pacotes
com serviços diferentes para seus clientes. O Brasil é carente de
espaços de atendimento com urgência. Os planos de saúde já são
realidade nos EUA e em parte da Europa. O uso de tecnologia para
monitoramento da saúde e bem estar é uma tendência
crescente.