A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro
(Procon-RJ) vai notificar e multar 17 operadores de planos de saúde
após analisar os resultados da Operação Check-Up. A operação
fiscalizou três grandes centros médicos particulares em três dias,
na zona sul, zona norte e zona oeste da capital fluminense para
verificar a satisfação dos consumidores com o atendimento dos
planos de saúde e a adequação dos prestadores de serviço às normas
da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Durante a operação foram feitas 250 abordagens, que resultaram
em 92 questionários respondidos com reclamações contra 17 planos de
saúde. De acordo com o diretor da fiscalização do Procon-RJ, Fábio
Domingos, o órgão deve levar dez dias para analisar os formulários
e catalogar as reclamações, que resultarão em notificações e multas
às operadoras de plano de saúde.
Os problemas mais relatados foram a demora para a marcação de
consultas e exames e a espera pelo atendimento, além da recusa dos
planos para a cobertura de tratamentos. Segundo Domingos, a piora
no atendimento particular de saúde ocorre devido ao crescente
número de clientes e diminuição do número de médicos e clínicas
credenciadas.
“Há indícios de que, nos últimos anos, os planos de saúde
aumentaram em muito a sua carteira de clientes e, por outro lado,
diminuíram a oferta de credenciados, gerando o mau atendimento. A
qualidade do atendimento caiu muito por causa dessas duas questões,
uma linha crescente de clientes e outra descendente de
credenciados”.
O diretor pede que o consumidor que passar por essas situações
denuncie ao Procon, que também prepara uma ação civil pública. “Nós
vamos notifica os planos, onde vai ser determinado que eles
providenciem e apresente uma planilha com o número de clientes e de
credenciamento”.
A Operação Check-UP foi feita devida ao grande número de
denúncias que o Procon-RJ recebeu este ano contra os planos de
saúde, totalizando 260 no primeiro semestre.