|
|
Opiniões |
 |
|
CPMF: Dilma vai resistir à pressão?
Depois de extinta há dois anos, a Contribuição Provisória Sobre
Movimentação Financeira (CPMF) voltou ao centro de discussões entre
governo e oposição.
Foi na quarta-feira, quando, na entrevista coletiva da presidente
eleita Dilma Rousseff, surgiu a pergunta de jornalistas se ela
voltaria a apresentar a proposta de voltar a cobrança da CPMF.
Dilma respondeu que não pensa em aumentar impostos e que tinha
conhecimento de que esta era uma iniciativa de alguns governadores
eleitos.
No mesmo evento, Lula chegou a dizer que a oposição o tratou mal e
citou a extinção da contribuição no final de 2007. Segundo Lula,
seriam R$ 40 bilhões anuais a mais para investir na saúde. Ele
reclamou que perdeu R$ 120 bilhões nos últimos três anos.
A CPMF foi criada no primeiro mandato de Fernando Henrique, por
sugestão do então ministro da Saúde Adib Jatene, e o fim da
cobrança ocorreu em dezembro de 2007, quando a oposição venceu a
base governista, que lutava, no Congresso, pela prorrogação.
Pelo menos 14 governadores eleitos são defensores da volta da
contribuição. Mas, da pressão de um grupo de governadores, o
Congresso vai deixar para o ano que vem a discussão sobre a
recriação da CPMF. Nem os governistas consideram o assunto
prioritário para o Legislativo até dezembro.
Hoje, a alternativa mais viável para a volta do tributo seria a
aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), que está
pronta para ser votada na Câmara. A CSS foi incluída pelo governo
na proposta que regulamenta a emenda 29 – que fixa os valores
mínimos que União, Estados e prefeituras devem investir na
saúde.
Multimídia
|
|
| |
|
|
| |
| Veja abaixo
os comentários de outros usuários sobre o tema. |
"Tá na cara que não! ela não aguentou o baque do primeiro turno e
já abriumão de muitas coisas."
|
|
Paulo Donizeti dos Santos, às 19/11/2010 15:11
|
"isso é um absurdo, esses politicos precisam gastar o dinheiro da
população com mais honestidade( criar menos beneficios para os
mesmos) pois o que se arrecada de impostos neste pais ja é uma
fortuna... Se esta presidente colocar o cpmf novamente deveriamos
ir todos para as ruas e fazer como foi feito com o collor ....
colocar pra fora do governo."
|
|
S.C.S, às 19/11/2010 13:11
|
"EU NAO ACREDITO NA DILMA "
|
|
A.P.C.S, às 19/11/2010 12:11
|
"Eu estou duvidando da capacidade desta mulher, pois, ela não teve
o meu voto, mas, espero que mostre alguma coisa pelo povo
"
|
|
Rita de Cassia de Oliveira, às 18/11/2010 18:11
|
"vai sim "
|
|
jose carlos de oliveira , às 18/11/2010 15:11
|
"[e provavel que náo,com certeza! "
|
|
IVANILDO DE SOUSA CAMPOS, às 18/11/2010 14:11
|
"Boa Tarde, A volta da CPMF é um absurdo porque só servirá para
sustentar esse bando de polítcos e governantes safados."
|
|
João Aissa, às 18/11/2010 13:11
|
"sou a favor da cpmf e ponto final."
|
|
Jorge carrião, às 17/11/2010 12:11
|
" NAO"
|
|
jose benedito antunes, às 17/11/2010 11:11
|
"O Brasil não perdeu dinheiro, neste dois anos só agiu como
deveria, deveria agir honestamente, este imposto surgiu para saúde,
e se desmanchou para o bolso dos governos do "
|
|
odecio lopreto, às 16/11/2010 23:11
|
"DIFÍCIL OPINAR QUANDO QUEM OCUPA O PODER, NÃO É DE ACORDO COM O
QUE VOCÊ QUERIA PARA O SEU PAÍS."
|
|
Viviane Maria Carneiro Martins, às 16/11/2010 16:11
|
"A CPMF FOI CRIADA COM INTENÇÃO DE MELHORAR A SAUDE PUBLICA ONDE
NÃO HOUVE RESULTADO PARA QUEM MAIS PRECISA DELA (O POVO), POR ISSO
FOI EXTINTA EM 2007, AGORA O GOVERNO VEM COM ESSE PAPO FURADO DE
RETORNAR MAS, NA VERDADE ISSO É APENAS MAIS UMA FORMA DE SUBTRAIR
NOSSO DINHEIRO SUADO DE CIDADÕES HONESTOS."
|
|
Gilmar Miranda, às 13/11/2010 22:11
|
"não"
|
|
manoel juventino, às 12/11/2010 19:11
|
"O STF QUER AUMENTAR EM 56% O SALÁRIO DE TODA SUA CLASSE, QUANDO A
INFLAÇÃO ESTÁ EM 5%, PORUQE NÃO UTILIZAM ESSE GASTO E TAMBÉM OS 37%
QUE OS DEPUTADOS QUEREM DE AUMENTO PARA USAREM NA SAÚDE? O AUMENTO
DOS DEPUTADOS E DOS DO STF JUNTOS SOMAM POR ANO MAIS DE R$ 8
BILHÕES DE REAIS. STA DILMA, A POPULAÇÃO É POBRE, O GOVERNO QUEREM
DEIXÁ-LA MAIS POBRE... A DILMA GANHOU ONDE A POPULAÇÃO BRASILEIRA
TEM POUCO ACESSO A INFORMAÇÃO E A TUDO MAIS... NÃO CONCORDO COM
CPMF... TIRE ESSE DINHEIRO DE CADA POLÍTICO DE BRASÍLIA QUE ALÉM DE
ALTO SALÁRIO TEM TODAS AS VERBAS DISPONÍVEIS PARA SUAS
"necessidades"."
|
|
Maria Jose Claro, às 12/11/2010 10:11
|
"Infelizmente teremos que pagar mais uma fonte de renda para as
medidas populistas dos governos ( quer seja PT ou PSDB, ou qualquer
outro que esteja no poder). Mas que era previsível, isso
era."
|
|
Wagner Ramalho Romão, às 12/11/2010 09:11
|
|
|
|
Voltar... |