A ANS lançou a norma sobre prazos máximos de atendimento, no
qual as operadoras de planos de saúde devem garantir aos
beneficiários o acesso à consultas, exames e cirurgias no limite de
tempo definido.Alguns planos de saúde tiveram sua comercialização
suspensa por não cumprirem esses prazos.Por outro lado, parte dos
pacientes que marcam consultas, não comparecem e não telefonam para
desmarcá-las, impedindo o atendimento de outras pessoas.
A ANS trabalha para buscar o equilíbrio do setor, preservando
sempre o interesse do consumidor.E esse desafio inclui esclarecer
direitos e orientar condutas na relação entre consumidores,
prestadores de serviços e operadoras.Para dispor de uma agenda de
profissionais de saúde mais disponível, é importante, também, que
beneficiários desmarquem os atendimentos quando não forem
utilizá-los.
Marcar consultas e exames e não comparecer, sem desmarcar, pode
prejudicar o acesso de outras pessoas aos serviços do plano.O tempo
é precioso para sua saúde, e para a saúde de milhões de
beneficiários.Se agendar um atendimento, compareça! Se não for
possível, desmarque-o!