Durante as primeiras dez semanas de 2013, que vai de 1º de janeiro a 9 de março, foram notificados 41.409 casos suspeitos de dengue no Estado do Rio de Janeiro, nenhum deles com morte. As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde, com base em dados passados pelos municípios até a última terça-feira (12).
De acordo com a secretaria, 15 cidades enfrentam epidemia de dengue: Rio Bonito, Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Valença, Paracambi e Sapucaia.
A quantidade de casos notificados este ano superou o verificado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 33.261 casos, com uma morte. Em todo o ano de 2012, foram 184.123 casos de dengue, com 42 mortes. Apesar do aumento de 9,3% em relação a 2011, as mortes caíram 70% no mesmo período de comparação.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que vai distribuir dez mil smartphones aos municípios para a transmissão dos dados sobre dengue em tempo real. Segundo a secretaria, a tecnologia dos telefones com acesso à internet vai agilizar a elaboração dos relatórios sobre doença.