Destes, 28,6% relataram problemas apenas com consultas e 47,6%, com consultas associadas a outros procedimentos
Levantamento realizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostra que 72% dos usuários de planos de saúde enfrentam dificuldade para marcar consultas. Destes, 28,6% relataram problemas apenas com consultas e 47,6%, com consultas associadas a outros procedimentos.
Em geral, os consumidores têm de esperar pelo menos um mês para conseguir uma consulta ou exame. Segundo o Idec, esses números mostram que é necessário uma presença maior da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).
Para o instituto, a ANS deveria criar regras e fixar prazos mínimos para garantir que os usuários sejam atendidos em um tempo adequado.
O Idec afirma que a explicação de tantos problemas está na rede credenciada insuficiente e na burocracia das operadoras, que dificultam o acesso aos procedimentos.
Além disso, critica o atendimento diferenciado entre os pacientes conveniados a um plano e os que pagam a consulta. O Idec ouviu 616 pessoas entre 5 e 31 de julho. Destas, apenas 12% relataram não ter problema nenhum com o plano.
|