Novo Ultrassom "Intravascular ILab" é inédito em Curitiba
O hospital Vita Curitiba acaba de adquirir o aparelho de ultrassom "Intravascular ILab" para atender pacientes cardiopatas. O equipamento de última geração, que será utilizado no serviço de hemodinâmica, tem a finalidade de diagnosticar o diâmetro exato do calibre a artéria coronariana lesionada, na qual o "stent" (prótese para dilatação de artérias) deve ser aplicado.
De acordo com a instituição, o equipamento, fabricado nos Estados Unidos, é o modelo mais moderno que há no mercado atualmente. No Brasil, existem cerca de cinco aparelhos com essa tecnologia, um deles no hospital Albert Einstein, em São Paulo.
A cardiologista e responsável pelo Serviço de Hemodinâmica do Vita Curitiba, Viviana Guzzo Lemke, explica que o "stent" é um pequeno tubo de metal, que funciona como uma mola para liberar o local da obstrução coronária e contribui para melhorar os resultados obtidos com o cateter balão. Desta forma, a artéria coronária em questão permanece com a luz desobstruída.
A aplicação é feita por meio de uma pequena punção, na qual é introduzido um cateter com ultrassom na ponta, via femural (perna) ou radial (braço), e varia de acordo com orientação médica. Após a intervenção, que dura entre 30 e 40 minutos, o paciente permanece em observação por um período de quatro a seis horas, podendo ir para casa ou permanecer internado, dependendo do caso. O procedimento do "stent" coronário é uma consequência dos procedimentos de angioplastia e cateterismo.
|