Em
entrevista exclusiva ao CQCS, o diretor executivo de Produção da
Porto Seguro, Luiz Pomarole, afirmou que a companhia “não dá um
passo sem ouvir os corretores de seguros”. Segundo ele,
a Porto Seguro se orgulha de ter mais de 20 mil corretores
cadastrados e, para atender a esses parceiros, a seguradora investe
forte, promovendo diversas campanhas e treinamentos. “A companhia
entende que não adianta ela crescer sozinha. Queremos crescer junto
com o Corretor. A intenção é ajudar e incentivar o corretor”,
acrescenta.
Otimista, Luiz Pomarole aponta alguns nichos de
mercado que o corretor de seguros pode explorar com sucesso nos
próximos meses. O diretor da Porto Seguro assegurou que até mesmo
no ramo Auto, que historicamente atrai mais atenção do corretor, há
muito espaço para ser ocupado. “Apenas 30% da frota nacional de
veículos têm seguro. E somente 14% das residências estão cobertas
pelo seguro. Então, há um mercado imenso a ser explorado”,
observa.
Ele
destacou ainda a importância segmentação e disse que a Porto Seguro
tem a preocupação de montar produtos “para os mais variados
perfis”, ajudando o corretor a atender diferentes
públicos.
O
executivo disse também há uma expectativa positiva a respeito do
potencial do seguro auto popular, cuja regulamentação está sendo
revista pela Susep.
Além
disso, revelou que, pessoalmente, não vê a Internet como um canal
de vendas. “Ela (Internet) serve para aproximar a companhia do
corretor e do segurado”, argumenta.
Para
ele, as relações de mercado estão mudando, o que favorece o
corretor de seguros, que é visto como um consultor, o especialista
no assunto, e que, por essa razão, “continuará sendo
fundamental”.
Nesse
contexto, Pomarole acredita que o corretor deve “focar em uma
prioridade” e procurar aproveitar o contato com o cliente para
oferecer outros produtos, além daquele no qual é
especialista.