Buscando proporcionar mais independência aos seus clientes, o Hospital Samaritano de São Paulo implantou seu sistema de agendamento online. Em funcionamento desde setembro, a ferramenta oferece agilidade e boa usabilidade, pois todas as funcionalidades são integradas ao Sistema de Gestão do Hospital. Ou seja, quem realiza o agendamento de uma consulta ou exame consegue ver exatamente o que o atendente de call center vê na tela quando ele recebe uma ligação.
“O agendamento é feito na hora, sem depender de e-mails ou de terceiros. O sistema também permite a checagem online de informações como se o plano de saúde é aceito e qual é a sua cobertura dentro do hospital” explica Silvia Voulliéme, Gerente de Atendimento do Hospital Samaritano de São Paulo.
O projeto foi pensado a partir da necessidade em oferecer uma ferramenta adequada para um perfil de cliente que é moderno, multitarefa e que prioriza a praticidade. “A ideia surgiu durante uma campanha interna de endomarketing do Hospital. Nela, os funcionários foram incentivados a criar projetos de inovação. Apresentamos um projeto de autoatendimento que focava na jornada do paciente, que contemplava desde o atendimento até o check-in na instituição”, relembra a gerente.
O sistema foi desenvolvido pela CM Tecnologia, empresa líder de mercado em agendamento online integrado, e sua implantação foi feita em parceria com a equipe de TI do Samaritano. “Todo o processo correu superbem devido a total disponibilidade das equipes de Atendimento e TI do Hospital. Isso fez com que a implantação fosse entregue dentro do prazo combinado”, avalia Fernando Soares, CEO da CM Tecnologia.
Ao todo, o projeto levou quatro meses para ser concluído e contou com uma equipe de 20 pessoas, sendo dez do Hospital Samaritano e dez da CM, que levou profissionais das áreas de Atendimento, Projetos, Integração, Desenvolvimento.
“Nosso principal desafio foi fazer a integração do sistema com o ERP Tasy, da Phillips. Nosso time conseguiu construir essa conexão, que para a CM foi inédita, de forma linear e sem maiores problemas”, conta Soares.
Mesmo com pouco tempo de uso, o sistema de agendamento online já é um sucesso. Silvia Voulliéme, comenta que a previsão era de que, em um ano, 20% dos agendamentos fossem realizados via agendamento online. Este número foi alcançado, para consultassem apenas três meses após o lançamento da plataforma. “Atualmente, 9% dos exames e 23% das consultas são agendadas virtualmente. O sucesso foi tão grande que já estamos trabalhando no próximo passo, que é criar um sistema de check-in automatizado, similar ao que as companhias aéreas utilizam”, revela Silvia.