Talvez você não saiba, mas o Brasil é principal alvo de ataques cibernéticos na América Latina. De olho nessa situação, a Zurich já comercializa no País um seguro que protege as empresas contra esse tipo de ameaça. O produto oferece proteção financeira à empresa em casos de responsabilidade civil decorrente de ameaças cibernéticas ou atos de violação de segurança ou de privacidade, incluindo proteção em casos de investigações formais e inquéritos. A cobertura é ampla e inclui desde a ameaça de inclusão de vírus, interrupção do sistema, divulgação de informações confidenciais (pessoais ou corporativas) até os erros e omissões da empresa por divulgação não autorizada de informações pessoais sob sua custódia e de seus provedores de serviço.
“O Zurich Proteção Digital foi desenvolvido para ajudar empresas a minimizar os impactos reputacionais que decorram de uma falha de segurança ou de um acesso não autorizado aos dados da empresa ou até de uma divulgação não autorizada de informação confidencial”, explica a diretora de Seguros Empresariais da Zurich no Brasil, Glaucia Smithson, que ainda destaca a experiência global da companhia no segmento, com oito anos de experiência atuando em países com alta exposição como EUA, Inglaterra e China: “Essa bagagem nos dá suporte para atuarmos no Brasil. Estamos prontos para atender grandes, médias e pequenas empresas dos mais variados segmentos. O risco cibernético é uma preocupação crescente para as empresas e seu custo potencial aumenta devido à conectividade das empresas e profissionalização dos hackers. Além de gerenciar as consequências de violação de dados, as empresas também precisam considerar danos possíveis que envolvem: reputação, propriedade intelectual, propriedade de dados e perda financeira”.
De acordo com as estatísticas do Global Risk Report 2017, estudo desenvolvido anualmente pelo World Economic Forum, em parceria com a Zurich e renomadas instituições financeiras e acadêmicas, as fraudes ou roubos de dados e ataques cibernéticos são as principais ameaças dentro da categoria de riscos tecnológicos. “A internet, junto com as novas tendências representadas pelo uso do big data, cloud computing e internet das coisas, trazem uma gama sem precedentes de benefícios econômicos e sociais. O grande desafio é gerenciar o risco sem eliminar o potencial de inovação que envolve o uso das tecnologias”, reforça a Diretora da Zurich.
O seguro Zurich Proteção Digital oferece cobertura a terceiros e ao segurado e reembolsa custos decorrentes de uma falha de segurança. Está inclusa a cobertura responsabilidade civil, por atos de violação e privacidade, cobre custos de defesa, procedimentos regulatórios, substituição ou recuperação de ativo digital decorrentes de corrupção ou destruição causada por uma falha de segurança. Também ampara prejuízos indenizáveis decorrentes da indisponibilidade de um serviço por ataque de negação de serviço (lucros cessantes) e o valor pago a título de resgate (ameaça cibernética).
Além disso, conta com diferenciais como a cobertura em mais de 20 países (global underwriting expertise), serviço de resposta a incidentes e corpo de sinistros global especializado para prestar suporte ao segurado quando necessário.