Leonardo Pereira de Freitas falou
sobre empreendedorismo em workshop do SINDSEGRS
Novas tecnologias, aumento da
expectativa de vida, internet das coisas e novos padrões de consumo
serão alguns dos fatores que alterarão a maneira como as pessoas se
relacionam com as empresas e produtos nos próximos anos. Todas
estas questões foram trazidas pelo diretor do Bradesco Seguros,
Leonardo Pereira de Freitas, durante o workshop promovido pelo
Sindicato das Seguradoras do RS (SINDSEGRS), na manhã desta
quarta-feira (26).
Freitas defende que é preciso que se
mude o foco dos produtos para o cliente entender suas necessidades.
“Vejo o corretor cada vez mais como um consultor, que investiga as
necessidades de cada um e oferece opções personalizadas que atendem
as demandas das pessoas. Por que não oferecer junto com o seguro de
automóvel também um de vida? Não se trata de venda casada, mas de
venda combinada que agrega para quem adquire e acaba por fidelizar
o cliente”, disse. O diretor destacou ainda que mesmo com o PIB em
retração nos dois últimos anos, o mercado segurador seguiu tendo o
desempenho positivo de dois dígitos, o que mostra sua solidez e
capacidade de adaptação.
“A participação do mercado de seguros
no PIB passou de pouco mais de 1% para 6% em 15 anos, mesmo com a
crise. Em 2016, devolvemos R$ 222 bilhões para a sociedade”,
afirma. Para ele, o grande desafio do mercado segurador é cada vez
mais apresentar uma proposta de valor tangível para o cliente. “Os
jovens de hoje não pensam apenas no produto, eles levam em conta a
experiência e trazem uma mudança de comportamento muito grande.
Segundo pesquisas, quando ele foi buscar informações sobre seguro
acabou declinando da experiência porque não havia o nível de
informação que ele procurava”, explica. A popularização da internet
e smartphones fez com que o cliente virasse multicanal e escolhesse
onde prefere comprar. Isto também é uma oportunidade para as
empresas, pois o aumento dos pontos de contato amplia as chances de
venda e melhora a comunicação com o cliente.
Para se manter atualizado, Freitas
destaca que é preciso olhar para as pessoas e para o comportamento
do cliente. “Inovar é gerar valor para as pessoas. A preocupação
não deve ser vender pela internet, mas ver para quem se está
vendendo, isto muda tudo”, garante. Mesmo sendo um mercado bastante
tradicional, o diretor acredita que muitas empresas já estão
percebendo a importância de se atualizarem e se adaptarem às novas
realidades, inclusive atraindo e mantendo jovens no segmento. “Há
muito espaço para inovação e empreendedorismo. Existem as grandes
empresas, mas há muitos nichos que ainda podem ser explorados como
a saúde dental, então podemos ter empresas que surjam para suprir
estas demandas”, destaca.
Em relação a previdência, Freitas
acredita que o produto deve manter o crescimento positivo nos
próximos anos, já que é um tema que vem sendo muito debatido e
comentado. “Em relação a isto eu volto a dizer que temos que focar
no cliente e não no produto. Temos que trabalhar no conceito de
acumulação não apenas para a velhice, mas também para a realização
de projetos. A expectativa de vida está aumentando e se o corretor
entender que vender a previdência hoje vai garantir a renda do
cliente para seguir adquirindo seguros na velhice, já teremos uma
mudança significativa no mercado”, acredita.