A MetLife foi reconhecida como uma das companhias mais bem-sucedidas na valorização de lideranças femininas no Brasil, pelo Guia Exame de Mulheres na Liderança. O ranking foi feito com base em pesquisa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL), realizada com apoio técnico da Fundação Getulio Vargas.
O trabalho da MetLife em prol da equidade de gênero é desenvolvido desde 2013. Os resultados obtidos até aqui garantiram à empresa a 2ª posição na categoria Instituições Financeiras e a 21º na classificação geral do Guia, que deu destaque a 30 organizações – dentre 90 analisadas.
Raphael de Carvalho, presidente da companhia no Brasil disse que a empresa aposta na diversidade como catalisador para a atração de talentos e para analisar as mais diferentes questões sob novas perspectivas. Segundo ele, essa atitude ajuda a entender melhor os mercados onde a companhia atua e também a desenvolver relações sólidas com os clientes e as comunidades.
Uma das primeiras iniciativas da organização nessa área foi a formação do Comitê Mulheres de Atitude, hoje composto por oito colaboradoras voluntárias, de diferentes departamentos e níveis hierárquicos. O grupo se reúne quinzenalmente, em encontros cuja pauta (dentro do contexto em questão) é definida pelas próprias participantes, com o objetivo de estimular o empoderamento.
Entre as conquistas do grupo estão a implantação de um lactário na empresa, a organização de palestras de conscientização e o estabelecimento de uma agenda regular para a discussão de temas recorrentes à realidade da mulher, aberta a todo o quadro de colaboradores – incluindo homens.
“É importante que o homem participe de alguns fóruns, para entender melhor o ponto de vista e as angústias que pairam sobre o universo feminino e possa vir a se tornar um parceiro para a causa das mulheres com que convive, seja no ambiente profissional ou no doméstico”, explica Andrea Barradas, diretora de Recursos Humanos da MetLife.
Pelas iniciativas que vem desenvolvendo, a operação brasileira da companhia é benchmark para outros países da América Latina onde a marca está presente e já ultrapassou em 5 pontos percentuais a meta corporativa para a região de ter 40% de mulheres na liderança até 2020. “Nos cargos de gerência e acima, já somos quase metade da população da empresa”, diz Barradas.
No comparativo dentro do mercado segurador, a companhia também se destaca, com mais representantes do gênero feminino em todos os patamares – no nível executivo (diretores e acima), por exemplo, 40% dos cargos da MetLife são ocupados por mulheres, enquanto no segmento, de forma geral, esse percentual é de 28%.
A equipe da MetLife está convencida de que ser uma empresa inclusiva, diversificada e global inspira novas perspectivas, que permitem atrair os melhores talentos. Assim, é possível entender melhor os mercados em que a companhia atua, em todo o mundo, e desenvolver relações ainda mais sólidas com os clientes e as comunidades onde ela está inserida. No Brasil, as iniciativas da seguradora fomentam a discussão sobre o papel da mulher no mundo, inclusão de profissionais com deficiência e fortalecimento da população LGBT.