“Por meio de inteligência artificial oferecemos uma visão completa, em tempo real, da situação do paciente para quem tem de tomar decisões críticas no dia-a-dia da operação: liberar ou não uma cirurgia de coluna, auditar ou não uma conta médica, definir quais beneficiários devem participar de um programa de crônicos ou que necessitam de acompanhamento mais próximo”, explica Fabio Abreu, CEO da HealthCentriX.
“É uma atuação inédita, em que as empresas param de olhar para procedimentos realizados e colocam as pessoas no centro do processo. As informações para decisão estarão disponíveis no momento dos fatos, e não depois, em relatórios, e isso permite gerar uma economia absurda e benefícios para toda cadeia, inclusive usuários”, complementa Abreu.
Em um mercado cujas despesas assistenciais subiram de R$ 41 bilhões em 2007 para R$ 147 bilhões em 2017 (dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar/ANS), os sócios afirmam que até o início de 2019 a plataforma terá soluções capazes de otimizar em até 35% os custos assistenciais – considerados nos dias de hoje fora do controle – com exames, consultas, internações e outros atendimentos médico-hospitalares.
A primeira, o App Expert Autorizador, já está no ar e atua no momento em que Operadoras autorizam procedimentos como exames de alto custo e internações – quando se decidem gastos que representam 70% do custo assistencial.
José Antonio Diniz de Oliveira, diretor executivo da FioSaúde, cliente da HeatlhCentriX, conta que “a HealthCentriX contribui em um processo nevrálgico na gestão de um plano de saúde: a regulação da oferta e demanda. Ao considerar o histórico de utilização de várias bases de dados, torna mais ágil e seguro esse processo, proporcionando racionalização dos custos e melhor utilização dos recursos médicos disponíveis”.
Até agora o investimento total na plataforma foi de dois milhões de reais, sendo que a estimativa é de que a HealthCentriX encerre 2018 com 2,15 milhões de pessoas linkadas ao Expert Autorizador.