Depois de passar por São Paulo, a exposição ComCiência, da artista australiana Patricia Piccinini, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília com o patrocínio do Grupo BB e Mapfre. A entrada é gratuita.
Primeira exposição individual de Patricia no Brasil, a mostra reúne alguns de seus principais trabalhos, como Big Mother (uma figura agigantada que se assemelha a uma macaca e amamenta um bebê), The Conforter (menina coberta de pelos que acalenta um pequeno ser, de pele macia e pés fofos como um bebê humano, mas com boca gigante e sem olhos) e The Observer (2010), um curioso menino que observa o mundo do alto de uma pilha inclinada de cadeiras.
Criadas em seu ateliê em Melbourn, as obras foram trazidas ao País com apoio do Grupo, que desde 2012 tem apoiado e viabilizado exposições como “Picasso e a Modernidade Espanhola” e “Salvador Dalí”.
“Nosso objetivo é investir na disseminação de cultura, contribuindo para que cada vez mais pessoas tenham acesso e contato com obras e artistas. Dessa maneira, reafirmamos o nosso compromisso com a sociedade e com a preservação da arte, incentivando grandes transformações sociais e culturais”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo.
Feito a partir de fibra de vidro, silicone e cabelos humanos, o trabalho de Patricia mostra o real em contraponto ao artificial, à medida que criaturas estranhas aparecem ao lado de humanos hiper-realistas. “Trata-se de uma obra sobre a aceitação”, diz o curador Marcello Dantas. “A ideia é permitir-se contato com a essência desses personagens”, explica ele, que concebeu o sistema de visitação à exposição com a colaboração da artista australiana.
O incômodo provocado pelos monstrengos de silicone concebidos por Patricia mostra sobre sentimentos próprios, ampliando a compreensão sobre questões como a imposição de padrões de beleza, o racismo e a xenofobia.
Serviço
ComCiência – Patricia Piccinini
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (SCES, Trecho 02, lote 22) – Brasília (DF)
Tel.: (61) 3108-7600
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Classificação indicativa: livre
Data: De 21 de janeiro a 04 de abril
Curadoria: Marcello Dantas