A.C.Camargo, Einstein e Hospital de Câncer de Barretos serão parceiros na realização do evento, que discute panorama do tratamento do câncer
São Paulo e Barretos serão sedes de um congresso anual criado pelo MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, e sediado no País pelo A.C. Camargo Cancer Center, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital de Câncer de Barretos. Os três centros brasileiros são Sister Institutions do MD Anderson, e por esta razão, sediarão o Congresso Anual do Global Academic Programs 2016 (GAP).
O GAP é uma rede global de Cancer Centers, e trabalha de forma colaborativa em pesquisa e educação com o objetivo de reduzir o impacto do câncer no mundo. O anúncio oficial do Brasil como a primeira sede da América Latina do congresso foi feito pelo cientista e vice-presidente do GAP-MD Anderson, Oliver Bogler, durante visita ao País.
De acordo com a bioquímica e diretora do Centro Internacional de Pesquisa do A.C. Camargo, Vilma Regina Martins, o anúncio é um reconhecimento do atual cenário da produção científica do País. Segundo ela, principalmente em São Paulo, estão renomadas instituições voltadas para a oncologia, com nível de excelência. Ressaltou o trabalho de pesquisa apoiado por agências como a Fapesp e CNPq, CAPES e FINEP.
Os congressos anuais do Global Academic Programs são realizados no MD Anderson Cancer Center em anos ímpares. Em 2012, primeira edição internacional, a sede foi a Noruega. Este ano, é a vez de Seul, na Coréia do Sul, onde acontecerá de 1 a 3 de maio.
O evento é voltado a pesquisadores, oncologistas e demais profissionais envolvidos no suporte interdisciplinar ao paciente oncológico das 29 Sister Institutions espalhadas por 22 países: Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Israel, Japão, Coréia do Sul, Jordânia, Líbano, México, Noruega, Peru, Polônia, Suécia, Taiwan, Turquia e Reino Unido, além de outras 36 instituições de 20 países, que têm o título de Afiliadas do MD Anderson.
A programação do GAP 2014 está disponível em gap2014.org.