O Hospital Amaral Carvalho, localizado em Jaú (SP), desenvolveu uma solução lúdica e criativa para diminuir a solidão de crianças isoladas no hospital para o tratamento do câncer.
A ideia foi adaptar os tradicionais ursinhos de pelúcia com tecnologia para que as crianças recebessem mensagens via Whatsapp de amigos e familiares. Assim, quando as crianças apertam a mão dos ursinhos podem ouvir mensagens de carinho e otimismo enviadas a todo momento.
O hospital firmou uma parceria com a FOM, fabricante de travesseiros, brinquedos e almofadas com material antialérgico, para desenvolver uma linha de ursinhos especiais, que através de um dispositivo, recebem e armazenam notas de áudio. Cada criança tem um número exclusivo que foi passado aos familiares.
Como funciona a tecnologia:
Ursinhos foram adaptados especialmente para comportarem o equipamento que recebe as mensagens, além de caixas de som específicas que foram desenhadas para funcionarem no interior dos ursinhos. Um mecanismo liga a mão dos “Elos” ao dispositivo, liberando mensagens armazenadas. As mensagens são enviadas para uma central e gerenciadas por um profissional do hospital, que envia então para os ursinhos. As mensagens podem ser atualizadas a todo momento e ficam à disposição da criança para a próxima vez que decidir apertar a mão do seu ursinho para ouvi-las.
Veja também o vídeo do projeto